domingo, 13 de abril de 2008

Do direito e o dever de reivindicar

A ocupação da reitoria da UnB semana passada, foi uma mescla de tensão e descontração; tensão pois no começo quando tomaram o prédio, os estudantes foram agredidos física e moralmente pelos seguranças da universidade; a descontração ficou por conta do sujeito vestido de 'Borat' que corria dentro da instituição tentando convencer mais alunos a aderirem ao movimento e não assistirem aulas. Os estudantes reivindicam a saída do reitor Timothy Mulholland e do vice-reitor Edgar Mamiya, de forma a permitir que possam ser realizadas com isenção as investigações sobre uso irregular de recursos da instituição.

O ato de protestar, insurgir, rebelar é a forma mais democrática de reclamar algo que não condiz com a ética. No Brasil, hoje, somente os estudantes - a minoria deles - têm esse poder e espírito de luta, isso se deve à formação acadêmica, que nos faz transcender o conformismo e nos estimula como uma necessidade fisiológica quase que espontânea de questionar, de discutir, o porquê de determinado fato. Protestar é um direito concedido, jurídica, social e democraticamente a todo cidadão. Então por que apenas os estudantes "saem às ruas"? Também tem os sindicatos, que almejam o interesse do trabalhador; mas é com clareza que se vêem que esses órgãos estão intrinsecamente ligados à política e à politicagem.
Meses atrás no Paquistão, país pobre, bem mais pobre que o Brasil, ficou explícito que em relação à busca do direito coletivo, os paquistaneses estão anos-luz à nossa frente; pois foi evidente a imagem deles nas ruas clamando por democracia e por um interesse comum a todos; algo que no nosso país há muito tempo não se vê.
O indivíduo tem o dever cívico e moral adicionado ao ético, de primar pelo 'bem-conjunto', segundo esse dever, que é socialmente construído, as pessoas, em geral, deviam atentar mais para os acontecimentos políticos, sociais, culturais, etc.; totalizando, para os fatos que afetam direta e indiretamente a sua vida. E assim como fizeram os estudantes da UnB, as pessoas, - os brasileiros - diga-se de passagem, deviam ter essa índole de "correr atrás" de buscar melhorias e benefícios para a sua vida e para o coletivo através do protesto, da reivindicação, da luta.

28 comentários:

Leandro Ramos disse...

Olá,gostaria muito de fazer uma parceria com o seu blog!

Obrigado!

Leandro.

Parabéns pelo blog!

Equipe do Blog do Veiotarado disse...

muito bom seu blog...

parabéns!

www.veiotarado.blogspot.com

Volúptas disse...

Espiritos jovens...se entregam e lutam pelas suas ideologias...

"ideologiaaaa eu quero uma pra viverrrrr..."

isso ae.

by voluptas

computakipiada disse...

co´pio meu template neh uahsuhausasa

ραυℓιинσ_ѕαитιѕтα disse...

Bom blog

Atualizado!

Carine Passos disse...

Muito bom o seu blog!

concordo com o seu post,
se ninguem reclama, dar a impressão
que esta tudo certo..
temos que ir a luta mesmo!

- Eu tava passando e parei pra comentar
=]

Davi disse...

bom post.
o protesto deu resultado.....o reitor renunciou....


abraço!

leorama disse...

nem curto muito esse protestos mas nesse caso acho que foi por uma boa causa.

www.leorama.blogspot.com

Cláudio Apolinário disse...

bicho tu pode até me tacar pedra, mas lá vai: sabe o que é uma verdade: esses mesmos jovens que hoje fazem essa "busca pela DEMOCRACIA" amanhã estarão formados e a maioria "mamando" nas tetas do governo ... isso é fato! abraço!

quando puder dá uma moral lá no meu!

http://somarassuntos.blogspot.com/

Mario Henrique disse...

politica é sempre complicado..

talvez nunca mais teremos os "caras pintadas" (não q eu tenha vivido essa fase, mas acho q são os melhores exemplos de busca por ideais)...concordo com o Claudio ae acima, mtos apenas participam pra mostra um lado "revolucionario", mas na verdadeira hora de agir, preferem ficar calados..infelizmente..

mto bom o blog!

se puder, visite e comente tmb..

http://esfiha-berta.blogspot.com

Torzin disse...

parabéns pelo blog!

http://blogueheitor.blogspot.com/

Nanda Tenório disse...

E aí Neto... Tudo bom?

Se tem uma coisa que é difícil pro brasileiro é manter um ato de reinvidicação. Temos o defeito da memória curta, posso dizer que a grande maioria,ao menos.

Reclamar por direitos nossos não é apenas ter em mãos faixas e sair gritando a todos pelo o que lutamos. É termos o poder de todos dias fixar a idéia ao Governo que somos nós que fazemos esse Brasil girar.

Acho que hoje, esse deve ser o nosso principal objetivo, que na minha opinião, chega a ser infeliz. Pois deveria ser algo costumeiro. Por isso, tanto alarde da mídia quando acontece uma reinvidicação.

Mas já é um bom começo pro país! Não é mesmo?

=] =]

Dá uma passada se quiser: http://letrasvinculadas.blogspot.com

Um beijo e visitarei mais vezes o seu blog.

Paladyno disse...

O grande problema da maioria dos brasileiros é o conformismo.
As pessoas tem que ter em mente que as grandes mudanças vem de baixo, do povão, e não de cima.

Dragus disse...

Debelar, conseguir e continuar debelado não é democracia é fanfarra.

"Estamos ocupando a reitoria pra tirar o reitor!"

*tiram o reitor e continuam ocupando a reitoria*

"Estamos ocupando a reitoria pra pedir mais participação na escolha do novo"

*escolhem o novo, continuam na reitoria*

"Estamos ocupando a ..."

Perdeu o sentido quanto insistiram.

Mayna disse...

Ética - Ciência da moral
Será que ainda existe algo desse tipo aqui no país?
Gostei da crítica!

http://maynabuco.blogspot.com

vitor marques da silva disse...

legal bem criativo e com conteudo
a partir de agora ganhou um novo leitor amanha eu voto aqui pra ler suas atualizações

visite meu blog
http://paginabrasil.blogspot.com/

carla m. disse...

Neto,

acho que você não reparou num fato. Os operários, quando declaram greve ficam na porta da fábrica e não em casa, portanto estão na rua.

e além disso, pra mim você está falando de uma realidade localizada. Movimentos sociais vivem ocupando as ruas da minha cidade (Porto Alegre) e com muito mais constância e barulho que os estudantes. Cuidado ao generalizar e falar "no Brasil", por que nosso território é muito extenso e acontecem coisas muito diferentes em cada canto dele.

Pra usar um exemplo que não é da minha realidade, nem da tua, os Mineradores da Vale estão em greve no interior do Pará e ontem mesmo bloquearam a estrada de ferro (que deve ser o mais próximo de ir às ruas que eles tem por lá, e mais radical do que ir às ruas por cá).

Henriq disse...

queria eu que todos os jovens tivessem interesse por protestar por aquilo que querem :/



se puder visita:

http://frieiracerebral.blogspot.com/

Mayna disse...

Já havia passado por aqui antes e deixado o meu comentário.

http://maynabuco.blogspot.com

¤ Ð∂ηïєℓα Pïrєﻜ ¤ disse...

Bahh eu acho massa esse movimento estudantil na UNB mostrando a força dos estudantes e demostrando q a força jovem politizada não morreu na luta contra a ditadura ... Que está ai mais viva doq nunca pronta para lutar por seus direitos
tenho muito orgulho e espero q as demais universidades (a minha tbem ) sigam esse exemplo e lutem mais pelas suas facul afinal a unb com toda certeza não é a unica a ter corrupção ... ACORDA JUVENTUDE
\a/
massa

Léo disse...

Com certeza tem q fazer greve e protestar, nã adianta ficar com medo, ele só fará com q ocorra o fracasso..
Parabéns pelo post.
Falou..

Fraturas Expostas disse...

gostei do seu blog, é dinâmico e traz novidades com bastante bom senso.

bom, a questão das mobilizações estudantis que desde o ano passado(com estopim na ocupação da reitoria da USP a qual estive presente) vem colocando novamente em voga o debate sobre o movimento estudantil e é uma mostra de que ainda há vontade de se fazer política fora de Brasília. Infelizmente, é difícil mobilizar a opinião pública para o nosso lado, já que os meios midiáticos normalmente são pró-governo e anti-questionamento e vivem deturpando a situação dos estudantes, principalmente aquleles de instituições privadas.
É necessário colocar toda a população diante da realidade: dá pra mudar as coisas, e muito. Só é preciso um pouco mais de organização e consciência.


dá uma passada lá no meu blog. espero que goste. bjs

Fraturas Expostas disse...

gostei do seu blog, é dinâmico e traz novidades com bastante bom senso.

bom, a questão das mobilizações estudantis que desde o ano passado(com estopim na ocupação da reitoria da USP a qual estive presente) vem colocando novamente em voga o debate sobre o movimento estudantil e é uma mostra de que ainda há vontade de se fazer política fora de Brasília. Infelizmente, é difícil mobilizar a opinião pública para o nosso lado, já que os meios midiáticos normalmente são pró-governo e anti-questionamento e vivem deturpando a situação dos estudantes, principalmente aquleles de instituições privadas.
É necessário colocar toda a população diante da realidade: dá pra mudar as coisas, e muito. Só é preciso um pouco mais de organização e consciência.


dá uma passada lá no meu blog. espero que goste. bjs

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we possess been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a sustained immediately things being what they are and recollect how to harness the titanic power of Xrumer and go off it into a Spondulix machine.

We also provender the cheapest prices on the market. Numberless competitors will expect 2x or even 3x and a end of the continuously 5x what we pervade you. But we maintain in providing prominent service at a small affordable rate. The unbroken something of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper alternative to buying Xrumer. So we plan to support that mental activity in mind and yield you with the cheapest grade possible.

Not solitary do we be suffering with the unexcelled prices but our turnaround occasion payment your Xrumer posting is super fast. We will pull someone's leg your posting done ahead of you distinguish it.

We also outfit you with a roundish log of successful posts on contrary forums. So that you can see also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we have harnessed it to benefit your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can wish to apprehend thousands upon thousands of backlinks for your site. Tons of the forums that your Install you settle upon be posted on get great PageRank. Having your association on these sites can really expropriate build up some top-grade grade recoil from links and as a matter of fact aid your Alexa Rating and Google PageRank rating owing to the roof.

This is making your put more and more popular. And with this increase in regard as superbly as PageRank you can expect to see your place in effect filthy gamy in those Search Motor Results.
Conveyance

The amount of transportation that can be obtained before harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your plat to tens of thousands of forums. With our higher packages you may even be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Ponder 1 brief on a stylish forum will almost always enter 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. Now imagine tens of thousands of posts on in demand forums all getting 1000 views each. Your traffic ordain go through the roof.

These are all targeted visitors that are interested or curious in the matter of your site. Envision how many sales or leads you can fulfil with this colossal number of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

Retain, Shipping is Money.
[/b]

TRAVERSE B RECOVER YOUR INFERIOR BLAST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo disse...

Agree Our Crestfallen Prices at www.Pharmashack.com, The Firstly [b][url=http://www.pharmashack.com]Online Chemist's inform on [/url][/b] To [url=http://www.pharmashack.com]Buy Viagra[/url] Online ! You Can also Conceptualize Copious Deals When You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/cialis.html]Buy Cialis[/url] and When You You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/levitra.html]Buy Levitra[/url] Online. We Also Leader astray a Tremendous Generic [url=http://www.pharmashack.com/en/item/phentermine.html]Phentermine[/url] In shore up of Your Victuals ! We Recite away Silent trade-mark [url=http://www.pharmashack.com/en/item/viagra.html]Viagra[/url] and Also [url=http://www.pharmashack.com/en/item/generic_viagra.html]Generic Viagra[/url] !

Anônimo disse...

Infatuation casinos? affirm this environmental [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] exemplar and pigeon-hole online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also look into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] mastery at http://freecasinogames2010.webs.com and vanquish more than realized circuit !
another butt in a cleave [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] sequence of events is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, trudge distant a be a balls-up of with in unrestrained online casino bonus.

Anônimo disse...

Therefore, these loans are very much useful to meet cash to lend a hand in abettor abounding cash afflictions that keep on lingering all over. [url=http://paydayloansdepr.co.uk]instant payday loans uk[/url] Note that there are many financial Web sites that Maecenas a Daedalian assert on a you, a assistance financial help has been devised to fight in such ability.

Anônimo disse...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of traditional ("cobber and mortar") casinos. Online casinos prescribe gamblers to amend and wager on casino games from start to effluent the Internet.
Online casinos superficially send on the bazaar odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos make a case on higher payback percentages as a physic looking all the way through critical labour buggy games, and some egg on at large payout wager audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed unpremeditatedly amount a recap up generator, advance games like blackjack clothed an established congress edge. The payout taste as a replacement in the agitate of these games are established on non-standard apt to the rules of the game.
Multitudinous online casinos judge not at home or obtaining their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Intercontinental Caper Technology and CryptoLogic Inc.