Antes de mais nada, vamos conhecer os opositores. No canto esquerdo; digo, à esquerda, são eles: diretamente de Bolívia, o senhor do gás; com três usinas de gás nacionalizadas, Evo Morales entra nessa briga apenas como coadjuvante. Junto a ele temos o equatoriano Rafael Correa, ele acusa seu principal oponente, Álvaro Uribe presidente da Colômbia, de atentado, e de invadir o espaço aéreo do Equador. O terceiro vértice desse triângulo e o populista Hugo Chávez; aliás todos os citados são populistas, mas voltando, Chávez não está entrando nessa briga para dar apoio ao amigo equatoriano, a verdade é que ele enquanto pseudo-socialista-populista vive se intrometendo na política dos seus "países amigos", e encobre isso com o manto da aliança política-socialista-revolucionária; que, falemos a verdade, não tem nada de socialismo. A desavença começou quando a Colômbia invadiu os espaços aéreo e terrestre equatoriano na busca de Raúl Reyes, segundo homem das FARC, que acabou sendo morto no ataque. O Equador exigiu a retratação e o pedido de desculpas do presidente colombiano, como isso não aconteceu, Correa rompeu relações diplomáticas com Bogotá. 

No canto direito e capitalista, estão os amigos George Bush e Álvaro Uribe, eles que diferentemente da "aliança socialista", consideram as FARC, não como um grupo revolucionário de esquerda, mas como uma organização narco-traficante-terrorista, que usa o seqüestro para financiar suas ações. Bush, como "grande timoneiro" do anti-terrorismo, concedeu uma ajuda de 5 bilhões de dólares à Colômbia para o combate ao terrorismo das FARC. Deve ser por isso que eles são tão amigos. Com relação à Uribe, ele reconheceu que invadiu á soberania equatoriana, mas negou-se a pedir desculpas, e acusou Correa de abrigar o terroristas. O governo colombiano está culpando a Venezuela de proteger o terrorista número um das Farc, Manuel Marulanda, que estaria escondido nesse país.

No meio dessa confusão, como árbitro, está o Brasil; Brasil que hoje em dia ninguém sabe dizer quem e direita e quem e esquerda, representado por Lula, e que, diga-se de passagem, fazendo uma ótima arbitragem, tentando acalmar os ânimos mais exaltados; em viagem ao nosso país, Correa, teve uma breve conversa com Lula, ele pediu apoio e disse que só ficará satisfeito quando houver um "rechaço categórico" da Organização dos Estados Americanos (OEA) à incursão colombiana, e depois que Uribe pedir desculpas claramente e reconhecer a "cantinflada" (trapalhada) de tentar relacionar o Equador com as Farc.
Diante dessa história, só nos resta como mero espectadores, torcer pela sã vivência da América em que sofremos.
11 comentários:
Ajuda do Bush? Um capitalista quer ajudar um país que visa o socialismo com dinheiro capitalista (pra mim sujo)!Isso é piada.Bush tem uma ou mais cartas na manga...Acho que ele quer fazer o tipo 'Olha como eu sou bonzinho",pra depois falar "Eu ajudei vocês,vamos ser capitalistas agora" (algo assim).
Por mim,os conflitos na América seriam contra os EUA e aqueles que se irem á vontade de Bush.
O Brasil,A Colîmbia,o Equador,Bolívia (etc.) deviam fazer uma "Grande Aliança Socialista" entre eles,no intuito de um ajudar o outro a crescer,e mostrar pra esses capitalistas de merda que um país pode ser digno.
massa!! teu blog tem muitos acessórios. Manda um Layout massa pra mim.
flw
O layout do seu blog é legal.
O Bush quer desestabilizar nosso continente. Implantou uma base americana na Colômbia e que conhecer bem a Amazônia para poder nos invadir!
www.foedafacies.blogspot.com
É o pobre presidente da colombia tem na Farc uma grande pedra no sapato que ata suas mãos e o usurpa não de hoje...
bye
Não acho que bush vá influenciar mais muito.. pelo menos espero que não!!! Acho que quase td mundo entendeu que ele.. bem ele.. não é uma pessoa muito esperta...
Bom Blog!
Parabens..
;D
bjus
odeio o bush, o evo morales ,o hugo chaves entao nem preciso fala!!!
Pra mim que se matem tudo terminem com essa palhaçada de uma vez!
Gostaria que o bush enlouquecesse denovo e largace um "presentinho" ao hugo chaves e ao evo, e espero que o presidente do equador se toque enquanto é tempo!!
Esse post foi o melhor que li até agora referente ao assunto "crise na A.L."
MAs me confirme uma coisa, vc é de Campina Grande, é?
Bjs.!
http://apenas-nana.blogspot.com/
e/ou...
http://noticias-irrelevantes.blogspot.com/
Eu de novo por aqui para ficar atualizada!!!
Bjim
O Brasil perdido como sempre nas "guerras" dos outros. è complicado isso viu. Ainda mais com o super Lula. Nem vou falar nada.
http://rafaelssalvador.blogspot.com/2008/03/os-dias-esto-passando-muito-rpido-acho.html
Cara to deixando o link ai em cima, poruqe fiz um comentário legal ness post sobre a msm coisa ^^
flw
Postar um comentário