quarta-feira, 5 de março de 2008

América: Direita versus Esquerda




Antes de mais nada, vamos conhecer os opositores. No canto esquerdo; digo, à esquerda, são eles: diretamente de Bolívia, o senhor do gás; com três usinas de gás nacionalizadas, Evo Morales entra nessa briga apenas como coadjuvante. Junto a ele temos o equatoriano Rafael Correa, ele acusa seu principal oponente, Álvaro Uribe presidente da Colômbia, de atentado, e de invadir o espaço aéreo do Equador. O terceiro vértice desse triângulo e o populista Hugo Chávez; aliás todos os citados são populistas, mas voltando, Chávez não está entrando nessa briga para dar apoio ao amigo equatoriano, a verdade é que ele enquanto pseudo-socialista-populista vive se intrometendo na política dos seus "países amigos", e encobre isso com o manto da aliança política-socialista-revolucionária; que, falemos a verdade, não tem nada de socialismo. A desavença começou quando a Colômbia invadiu os espaços aéreo e terrestre equatoriano na busca de Raúl Reyes, segundo homem das FARC, que acabou sendo morto no ataque. O Equador exigiu a retratação e o pedido de desculpas do presidente colombiano, como isso não aconteceu, Correa rompeu relações diplomáticas com Bogotá.


No canto direito e capitalista, estão os amigos George Bush e Álvaro Uribe, eles que diferentemente da "aliança socialista", consideram as FARC, não como um grupo revolucionário de esquerda, mas como uma organização narco-traficante-terrorista, que usa o seqüestro para financiar suas ações. Bush, como "grande timoneiro" do anti-terrorismo, concedeu uma ajuda de 5 bilhões de dólares à Colômbia para o combate ao terrorismo das FARC. Deve ser por isso que eles são tão amigos. Com relação à Uribe, ele reconheceu que invadiu á soberania equatoriana, mas negou-se a pedir desculpas, e acusou Correa de abrigar o terroristas. O governo colombiano está culpando a Venezuela de proteger o terrorista número um das Farc, Manuel Marulanda, que estaria escondido nesse país.
No meio dessa confusão, como árbitro, está o Brasil; Brasil que hoje em dia ninguém sabe dizer quem e direita e quem e esquerda, representado por Lula, e que, diga-se de passagem, fazendo uma ótima arbitragem, tentando acalmar os ânimos mais exaltados; em viagem ao nosso país, Correa, teve uma breve conversa com Lula, ele pediu apoio e disse que só ficará satisfeito quando houver um "rechaço categórico" da Organização dos Estados Americanos (OEA) à incursão colombiana, e depois que Uribe pedir desculpas claramente e reconhecer a "cantinflada" (trapalhada) de tentar relacionar o Equador com as Farc.
Diante dessa história, só nos resta como mero espectadores, torcer pela sã vivência da América em que sofremos.

11 comentários:

† Junior Hetfield † disse...

Ajuda do Bush? Um capitalista quer ajudar um país que visa o socialismo com dinheiro capitalista (pra mim sujo)!Isso é piada.Bush tem uma ou mais cartas na manga...Acho que ele quer fazer o tipo 'Olha como eu sou bonzinho",pra depois falar "Eu ajudei vocês,vamos ser capitalistas agora" (algo assim).
Por mim,os conflitos na América seriam contra os EUA e aqueles que se irem á vontade de Bush.
O Brasil,A Colîmbia,o Equador,Bolívia (etc.) deviam fazer uma "Grande Aliança Socialista" entre eles,no intuito de um ajudar o outro a crescer,e mostrar pra esses capitalistas de merda que um país pode ser digno.

Anônimo disse...

massa!! teu blog tem muitos acessórios. Manda um Layout massa pra mim.
flw

Rafael Almeida Teixeira disse...

O layout do seu blog é legal.

Lucas disse...

O Bush quer desestabilizar nosso continente. Implantou uma base americana na Colômbia e que conhecer bem a Amazônia para poder nos invadir!

www.foedafacies.blogspot.com

Daniel Augusto disse...

É o pobre presidente da colombia tem na Farc uma grande pedra no sapato que ata suas mãos e o usurpa não de hoje...

bye

Karla Hack dos Santos disse...

Não acho que bush vá influenciar mais muito.. pelo menos espero que não!!! Acho que quase td mundo entendeu que ele.. bem ele.. não é uma pessoa muito esperta...
Bom Blog!
Parabens..

;D

bjus

Dih Fernandes disse...

odeio o bush, o evo morales ,o hugo chaves entao nem preciso fala!!!
Pra mim que se matem tudo terminem com essa palhaçada de uma vez!
Gostaria que o bush enlouquecesse denovo e largace um "presentinho" ao hugo chaves e ao evo, e espero que o presidente do equador se toque enquanto é tempo!!

Unknown disse...

Esse post foi o melhor que li até agora referente ao assunto "crise na A.L."

MAs me confirme uma coisa, vc é de Campina Grande, é?
Bjs.!

http://apenas-nana.blogspot.com/
e/ou...
http://noticias-irrelevantes.blogspot.com/

Meg disse...

Eu de novo por aqui para ficar atualizada!!!

Bjim

(Didixy) Conquistadores disse...

O Brasil perdido como sempre nas "guerras" dos outros. è complicado isso viu. Ainda mais com o super Lula. Nem vou falar nada.

Unknown disse...

http://rafaelssalvador.blogspot.com/2008/03/os-dias-esto-passando-muito-rpido-acho.html

Cara to deixando o link ai em cima, poruqe fiz um comentário legal ness post sobre a msm coisa ^^

flw