Foi realizado, semana passada, na Inglaterra, o encontro do G20, o grupo reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Européia; na ocasião Obama massageou o ego de Lula o chamando de “boa pinta”, "político mais popular do mundo" e de “o cara”. Será mesmo?
Não entraremos nessa questão, o objetivo aqui é fazer uma menção a 20 problemas causados ou enfrentados por esses países, todos começados com a letra inicial G.
Primeiro, os EUA, onde a ganância por lucros acabou levando a bancarrota os maiores bancos e imobiliárias do mundo, afundando e levando outros países para a crise. Rússia, por causa de gasodutos que passam por áreas chechenas, tem enfrentado conflitos naquela região. No Brasil, os gastos do governo têm batido recordes negativos nos últimos anos, por exemplo, o orçamento do senado brasileiro é de quase 3 bilhões de reais. África do Sul, o garimpo de diamantes e outros minérios têm devastado o meio ambiente de varias localidades desse país. China, os gases tóxicos liberados nos processos industriais em superescala poluí de maneira irreversível toda a biosfera daquele lugar. No México a globalização afeta as camadas mais populares, extinguindo a cultura, costumes em todos os âmbitos possíveis. O problema da Holanda, (sem preconceitos), são os gays, que exigem muitos privilégios que vão contra a conduta moral e ética da maioria da população tradicional holandesa. A Espanha está cometendo um genocídio ético, principalmente contra turistas brasileiros que ‘pousam’ nos seus aeroportos. A França é afligida por greves trabalhistas desde que Sarkozy assumiu o poder.

Canadá sofre com o derretimento de geleiras que está aumentando o nível dos rios na região dos Grandes Lagos. A Alemanha, o conflito pulsante no momento é a discussão sobre o uso e manipulação de genes de alimentos e de humanos, o indevido e irrestrito uso dessa artifício tem causado furor no meio popular. Na Índia a poluição do rio Ganges atingiu níveis absurdos, tem por exemplo 100000 mil vezes mais a porcentagem de coliformes fecais do que o aceitável, o Ganges oferece a uma grande população da região, suprimento de comida e água. A invasão gringa em Portugal, sobretudo por brasileiros está gerando xenofobia entre os portugueses, o governo tenta combater. O problema da Coréia do Sul e ao mesmo tempo do Japão é a sempre presente ameaça de guerra com seu vizinho ao Norte, mais agora, que o governo do Norte instigou o mundo com os testes dos mísseis de longo alcance. Itália, a gratidão a Deus, está literalmente sendo posta em discussão entre os conservadores e radicais no caso da proibição do aborto e da eutanásia, até o papa Bento XVI entrou no debate. A Austrália sofre com problemas ambientais, entre os quais estão às mutações genéticas dos maios recifes na Grande barreira de corais primordiais do mundo, que entraram em extinção comprometendo o equilíbrio biológico dessa região. Na Indonésia o alto grau de intensidade e de freqüência dos terremotos tem aumentado cada vez naqueles domínios, causando transtornos. Os grupos extremistas na Arábia Saudita é um problema ainda muito visível e persistente nesse país, a Arábia continua a exportar o terror. Entre os principais problemas da Turquia estão os contínuos problemas e conflitos na gestão do país, o que a muito tempo vem causando dificuldades na aprovação do pais para o quadro permanente da União Européia. O novo presidente Abdullah Gül e o primeiro ministro Recep Tayyip Erdogan, continuam dando seguimento à mesma política arcaica dos governos anteriores. Por último, a Argentina, o problema tem haver com Brasil, porque a Argentina faz protecionismo contra os nossos produtos com o artifício da chamada garantia real, transformando o protecionismo em leis constitucionais. Nenhum dos 20 Grandes problemas explanados acima, relativos a esses países jamais entraram, e talvez nunca ganhem espaço na pauta de discussão do encontro do G20; e isso é Grave.