domingo, 21 de dezembro de 2008

O poder de desvirtuar

A quarta-feira, dia 17 de dezembro desse ano foi um dia anômalo no cotidiano político representativo brasileiro; 02h00min da manhã ligo a televisão e de sorte estava na TV Senado, vi um plenário lotado, e fiquei incrédulo quando vi que estava ao vivo, comecei a assistir, pois não é todo dia que vemos semelhantes milagres, percebi que estavam votando várias PEC’S, entre essas, compunha a pauta de votação a PEC 20/08, relativa ao aumento do numero de vereadores nas câmaras. Quando essa entrou em votação e ganhou com um esmagador 58 a 5, ecoou estrondosos gritos de comemoração, por parte de um grupo numeroso de vereadores presentes na sessão, seguida de uma calorosa salva de palmas da maioria dos senadores que ali estavam inclusive do presidente do senado. Não compreendi muito bem aquela atitude dos senadores, particularmente não estava a par da situação, logo, encarei com normalidade. Só depois, entendi o quanto pode ser despóticas, tirânicas e irresponsáveis as decisões do senado. Atravessaram o ano todo e somente agora resolveram trotar essa intensiva de aprovações desordenadas e afoitas perante o recesso bem vindo, atropelando qualquer tipo de ética que posso haver, pois é lógico que a sociedade civil e desfavorável ao acréscimo de mais de 7 mil vereadores. E para mostrar ainda mais a insolência da aprovação dessa PEC, o senado, driblou a redução de gastos, e suprimiu a parte do texto que limitava os gastos das câmaras, numa amostra grátis e perversa de não reger o erário público. 

Partindo para outro enfoque, nesse mesmo dia aconteceu a reunião da CPI da pedofilia, na qual deveria ser totalmente assinado o termo de cooperação com as empresas de telecomunicações e provedoras de Internet. O qual irá definir mecanismos de armazenamento de dados de usuários de Internet e fornecimento de informações, às autoridades policiais, sobre internautas investigados pela prática de crimes contra crianças e adolescentes. Mas, após quatro meses de discussão entre representantes das empresas, CPI, Polícia Federal, Ministério Público Federal, SaferNet - ONG de defesa dos direitos humanos - e Comitê Gestor de Internet, apenas TIM, Oi Telemar e Brasil Telecom chancelaram o documento. Inexplicavelmente, provedores de grande magnitude como Telefônica, Vivo, Claro, Terra, My Space, Abranet, Abrafix, IG, Net e UOL, harmonicamente orquestraram as suas ausências ao ato de assinatura do termo, desprezando o gesto de tamanha importância contra os crimes virtuais que atingem a moral dos cidadãos seus consumidores. Muito estranho a UOL, logo ela, que em seu portal armazenou por tempo considerável, uma sala de bate-papo denominada “incesto” criada pelo pai-de-santo e operador de telemarketing Márcio Aurélio Toledo, 36 anos, sujeito que segundo a policia utilizava a sala de bate-papo para se comunicar com supostos pedófilos, para quem ele aliciava crianças. Por cima de todo esse painel de escárnio, e para denotar a vileza e abjeção com que a mídia trata os fatos, foi óbvio e evidente que por ser referente a empresas diretamente ligadas aos seus lucros financeiros, o assunto foi manejado de maneira tímida e corriqueira por parte da imprensa, sem detalhamentos. Em nenhum nível jornalístico o tema não ganhou o destaque merecido; passou em branco nos jornais falados, impressos e digitalizados. A mídia com seu papel de informar, alertar e mostrar a verdade novamente sucumbe diante dos interesses mercadológicos. Em tempos de crise talvez valha tudo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Uma verdadeira vergonha se esse projeto de mais 7000 mil vereadores for aprovado.

J.F. Marques disse...

Eu adoro assistir a TV Senado, porém eu discordo com a maioria das coisas, não aguento ver aqueles político corruptos e que não fazem nada bancando um de boa praça com projetos inúteis e que só vai aumentar o salário deles.

Unknown disse...

não tenhpo paciencia pra assistir isso...
lendo isso que vc escreveu, é que dá nojo da politica...

qlqr coisa visite

http://www.kaoskotidiano.blogspot.com/

grupo gauche disse...

são coisas como essa que tb me enojam na politica... mas nao podemos ignorar se não piora cada vez mais. abs

Unknown disse...

nãi ligo na tv senado nem q me paguem!
AUEHUAHEUhaeuHAEUHAEUHAuheuaHEUHA
eh fd assistir isso...

--
www.moolegal.wordpress.com

Superando abusos disse...

odeio política, e a cada dia que burlam a cpi da pedofilia gosto menos ainda.
tirando o sen. Magno Malta, e seus aliados, odeio todos os políticos

Ju Barreto disse...

No Brasil não se pode ficar surpreso, há sempre algo de triste nesse país! O governo não age e tudo sempre termina assim, nesse bunda lê lê!!

Anônimo disse...

No Brasil não se pode ficar surpreso, há sempre algo de triste nesse país! O governo não age e tudo sempre termina assim, nesse bunda lê lê!! repito as palavras dela

Unknown disse...

Sai ano, entra ano e os politicos continuam os mesmos, as mesmas merdas.

José Ewertton (Vevé) disse...

Esse Magno Malta parece ser um deputado hostesto e de carater limpo, ta brigando contra a pedofilia mesmo.

Unknown disse...

opa...como não?!

www.moolegal.wordpress.com/parcerias

o blog ta meio bagunçado esse dias, mas to ajeitando um layout novo que vai tá entrando no ar esses dias... bacana o seu!

Márcio Daniel Ramos disse...

Li com lamentação os comentários acima. Não que os comentaristas estejam errados, mais quando o nojo da política leva a juventude a lavar as mãos e não fazer nada, nem tomar conhecimento, não assistindo à Tv Senado, isto só faz piorar o estado de imoralidade em que se encontra este país. Quanto à imprensa, é natural que uma imprensa velada ou abertamente vinculada a agentes políticos encubra fatos de interesse da sociedade.
Demais, muito bom e bem escrito a crítica, seu blog continua sendo referencia pra mim de qualidade, apesar de ser suspeito pra falar visto que sou de Campina Grande também...

Feliz Natal!

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]