sábado, 13 de dezembro de 2008

O clima de Natal

Alegria, amor, festa, fé, luzes, papais noéis, presentes, neste Natal, diante da frágil situação econômica que o mundo esta envolto, e do modo como as coisas estão arranjadas no nosso país, temos que aguçar nossos sentidos e ainda rever alguns conceitos ultrapassados que insistimos em conservar. É verdade que em varias ocasiões a mídia atemoriza a população, e isso não é de agora, desde o inicio da redemocratização onde o cenário inflacionário emergia como o grande vilão das finanças do país, o jornais já cumpriam seu papel de super-alertar o povo, e hoje acontece semelhante, o discurso conservador de “poupar para prover” já vem sendo mastigado há muito tempo. Mas a lógica da economia é outra, e cruel, e perversa, se não houver consumo por parte da população, ela mesma vai sofrer com o desemprego gerado pelo “efeito domino no circulo espiral”, que evolui derrubando a partir do arco maior até o menor. Por isso é necessário e prudentemente essencial mantermos a economia aquecida, para nos mantermos resguardados de qualquer má influência do derretimento do mercado americano. Isso não é apenas uma questão de repetir o discurso lulista, mas sim a maneira de continuar a percorrer a senda do desenvolvimento e crescimento com bases sólidas. O governo esta realmente tomando as precauções corretos com relação à oferta de credito ao consumidor, porque, como disse o presidente: "Se a gente permitir que a economia pare, estamos desgraçados”.

 
O Brasil é o país do ano em infra-estrutura segundo a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos, temos hoje as menores taxas de desemprego da historia da nação; manter esse panorama estável e algo imprescindível para os anseios de evolução que queremos para o futuro do país. Nesse Natal o amor deve ser canalizado ao nosso próximo, às vitimas das enchentes em SC; deixar avarezas e mesquinharias fora da ceia; não precisa economizar nas luzinhas e nem nos enfeites da árvore, Natal no vermelho, só mesmo a roupa de Papai Noel. Para se ter boas festas e uma comemoração despreocupada, basta um pouco de comedimento e sensatez na hora de escolher e ingerir o prosecco. E para viajar nas férias o melhor destino é o Brasil, investir em nós mesmos, índole de fraternidade, condescendência; o turismo também é uma forma de mercado que deve ser largamente consumido pela população, sobretudo, internamente. Porque não buscar conhecer os vários brasis, esse ano, nada de neve e nem bonecos de neve, tampouco anjos de neve. Com o dólar instável, subindo mais do que diminuindo, torna-se, digamos, mais solidário, aplicar na nossa moeda, nosso dinheiro, que de uma forma ou outra retornará para nós como beneficio. O brasileiro comum deve abster-se dessa onda de crise, fugir com destreza da paranóia que a imprensa esta criando. Metaforicamente. ‘O intento nesse Natal é incorporar o espírito de consumo americano, tendo fé na economia, e acreditando que a salvação está dentro de si mesmo’.

17 comentários:

Caroline disse...

Acho que as pessoas deveriam valorizar mais o que se encontra tão perto de nós no natal...

Infelizmente na maioria das vezes não é assim!

bjs

Wander Veroni Maia disse...

O Natal é uma data muito bonita de confraternização, mas tem o lance do consumismo que pesa na cabeças das pessoas.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Marcus Alencar disse...

Acho inacreditável o quanto se associa o consumismo ao natal, sabe, principalmente o quanto a publicidade aproveita as cores do Papai Noel para associar a coca-cola, por exemplo. O fato é que em épocas como essa a economia tende a mudar mesmo em momentos de crise como o nosso, para o bem ou para o mal, mas o capitalismo infelizmente não deixa de girar.

Airton disse...

opaa
o natal assim como copa do mundo eh a epoca em q td mundo eskece um poco as coisas ruins....

http://publicandobr.blogspot.com/

Anônimo disse...

Gosto do Natal, mas no verdadeiro sentido.
Muito bom post.

Unknown disse...

natal é somente para encher o cu de grana dos empresarios e do estado que indiretamente arrecada muito mais...mas nao devolve para a populaçao. foda. uma vez um deputado me disse algo:
todos os valores ditos pelo estado sao simulaçoes. nao existem. o que vai para a imprensa é uma coisa e a verdade é outra.
www.blogdaincerteza.blogspot.com

Unknown disse...

Viva a falsidade do natal !

e o consumismo ! ( graças à ele ganhei muitas coisas )

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gostei do blog



e o logo, não é do Olhar Digital ??

Unknown disse...

passei para te dar um alo. ja comentei o post. to te esperando.a braços
www.blogdaincerteza.blogspot.com

Anônimo disse...

Tudo pra nao entrar em recessao.

Anônimo disse...

Faço minha suas palavras.

Ricardo Cazarino disse...

Pois é..um natal tenso em meio ao consumismo..uma contradição dos últimos tempos dessa sociedade capitalista moderna..

Anônimo disse...

concordo com vc! já passou da hora do brasileiro dar valor no que tem aqui nao para as coisas de fora... nao falo que nao seja legal conhecer, mas sem exagero... o brasil é lindo, ha lugares otimos... nao temos motivo de ir pra fora! parabens pelo blog! beijos byy

Pingo de Leite disse...

Não é só o Brasil que tornou-se o país do consumismo. Vivemos em um mundo consumista! O real sentindo do Natal extinguiu-se há naos e ninguém notou... Os correios arrecadam milhares de cartinhas enviadas ao Papai noel durante o Natal e o que vemos em sua maioria? presentes! Todos querem ganhar, aumentar o consumismo... A mídia é quem propaga esse pensamento... A mídia é quem manipula as massas... A tv ganha só com os comerciais... A mídia é a massa cinzenta do povo, infelizmente...

Edu França disse...

Eu não aguento ouvir falar do Natal e dos seus chichês... alguém quer jogar baralho?

J.F. Marques disse...

Nessas horas temos que parar de pensar nas crises do mundo e deixar a magia das festas de fim de ano tomar conta de nossos pensamentos, aproveitar.

Anônimo disse...

Natal é tudo de bom...
Adoro demais...É o melhor dia comemorativo que existe...
Comprar presente : 150,00
Preparar a festa : 80,00
Estar reunido com a família : Não tem preço !
Huashduahduahs...
Abraços...

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!