quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ISO Brasil: brazilian way

O incontestável crescimento econômico no país, nos últimos anos, fez surgir uma massa de consumidores de turismo dentro da classe C brasileira, conseguintemente, a busca por turismo internacional sofreu um boom histórico, nunca houve tantos visitantes brasileiros pelo mundo. Também estão guardados nesse prisma os estudantes que partem para o exterior em busca de intercambio cultural e conhecimento. Em contraste com o esse virtual cenário de bonança no patamar econômico, outros brasileiros menos abastados, vêem noutros países, oportunidades de trabalho, e melhores condições de vida que no Brasil não se tem, são a maioria, os imigrantes sazonais. Os modos de vida do brasileiro no exterior são bastante peculiares, tão peculiares que ajudaram a montar a figura do cidadão brasileiro que é exportada para os gringos. O estereótipo socialmente construído sobre a imagem do imigrante brasileiro não é lá tão enaltecedor, muito menos digno; o ‘padrão-Brasil’ tem como primeira característica atribuída, a ilegalidade, sem o salvo-conduto nossos compatriotas são alvos em potencial de qualquer mínimo delito. Em tempos de crise, como agora, onde os instintos ultranacionalistas estão cada vez mais aguçados, a xenofobia torna-se um fenômeno nítido em qualquer nação rica e soberba; apontados a dedo-duro e enxotados da sociedade sob a acusação de tomar os empregos que poderiam ser dos cidadãos locais, passam por situações desagradáveis e constrangedoras. A burocracia e dificuldade que há para se ingressar em um país da Europa ou nos EUA mostram o magnânimo desprazer que têm em receber estrangeiros, sobretudo de país pobres. 

Continuando, o brasileiro adquiriu certa “fama” no cenário internacional, que é a de caçar ascensão social e destaque, seja pelos meios menos usuais possíveis, a exemplo da prostituta brasileira que se envolveu num caso libidinoso com o ex-prefeito de Nova Iorque; mas com certeza existem exemplos, mas agravantes, para não dizer detestáveis ou execráveis, o que nos deixa irresolutos como brasileiros, a ponto de envergonhar. Suportar a presença de um brasileiro no exterior parece está sendo uma tarefa a cada dia mais enfadonha; em eventos internacionais, transmitidos ao mundo, em que o Brasil esteja sendo representado de alguma maneira, sempre há um típico e estereotipado brasileiro com o inseparável “kit do brasileiro”: a peruca verde e amarela, a corneta nas mesmas cores e a glamorosa, exaltante e enorme bandeira do “brasilzão” nas costas, que com seus pandeiros e bombos, destoam um som grave no sensível tímpano do gringo. Expostos ao ridículo, essa aparência tem sido exportada como um produto, criou-se uma indústria; quem nunca notou aquele grupo de mulatas em trajes mínimos, dançando ao som do samba numa arquibancada qualquer pelo mundo. Incompreensível, é o fato de que quando estão em terras tupiniquins não demonstram esse nacionalismo exacerbado. Estando aqui há uma inversa, somos antropofágicos, queremos ser europeus, seguimos a mítica do macaco, sempre imitando, reproduzindo e admirando a cultura alheia, alienados, aceitando e gozando com aquilo que nos é imposto externamente. Falta nacionalismo, falta amor ao que é nosso quando estamos no nosso país. Deve ser essa a razão do brasileiro no exterior, poder liberar seu espírito verdadeiramente brasileiro.

17 comentários:

Giovanna disse...

Ah é 'coisa' de brasileiro querer imitar certas culturas, chega a ser ridículo as vezes. Mas acho que a cultura brasileira é tão rica e bonita que merece mais atenção e deve sim ser mostrada aos outros !
até..

YagoMurakami disse...

para você ver a influência brasileiro no mundo, aqui em portugal, em vários lugar e varias pessoas estão escutando nada mais nada menos que créu...
vê se pode!
xD
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

iti disse...

concordo com meu colega acima..
o brasil tem mta influencia...


http://500x100.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bommmm o problema está no que vc disse ...que queremos ser Europeus e não damos valor para o que nosso país tem de bom...

Dota disse...

Cara seu blog e muito bom... eu gostaria de saber onde voce Hospeda o dominio dele??? se puder me responder deixa um comentario la no meu blog...

www.mentecomcuriosidades.blogas.com.br

Marcelo disse...

Gostei da primeira foto rs isso que é um pandeiro. Mas isso tudo que você falou tem certa razão, isso é Brasil rs Estamos na terra do jeitinho brasileiro!

http://papodomarcelo.blogspot.com/

Unknown disse...

a gente faz macaquice...musas populares...quando um bunda representa uma naçao nao podemos esperar muito. somos sem personalidade...Rap, musica sertanojenta...teu texto é muito curto para falar do cancer do eu povo...se puder dar uma prestigiado no meu trabalho. blogueiro pobre é fogo. um grande abraço e te espero!!!

"Amigo meu não tem defeitos. Inimigo, se não tiver, eu ponho."

Unknown disse...

Belo texto. Você abordou de forma bem dinâmica...

Infelizmente muitos brasileiros são obrigados a viver em outro país para conquistar uma condição melhor de vida, e lá fora precisam se submeter a serviços inferiores e insalubres.

Essa questão do brasileiro querer pegar costumes de gringos é normal. Quantos europeus e americanos que vêem para o Brasil e não se encantam? Eles ficam doidos p/ aprender samba e se abrasileirarem...

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu morei quase um ano no velho mundo, quando eu fazia evento em Portugal e na Espanha.
O que acontece que os brasileiros que vão para fora do país, não tem uma certa cultura e acha que é igual o Brasil. Daí começa a fazer festa de madrugada, atitudes de vandalismo e alguns "golpes", pois adinal gringo é tonto.
Então por causa de um todos levam a culpa.
Mas esse lance de culpar estrangeiro de "roubar" emprego alheio, é mais uma desculpa é um jeito de tirar o seu da reta.
Estrangeiro só faz o trabalho que ninguém faz, e dificilmente existe um imigrante com o visto de trabalho.

PS.Desculpe pela demora, é que meu PC, tava travando...

http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

G. disse...

dahora hein!!

http://saladacomfarofa.blogspot.com/

Jota disse...

kkkkkkkkkkkk
primeira fto

Flávio Souza disse...

E o povo morre de inveja da nossa alegria.

Pois é - vai lá fora - diz que você é brasileiro. Vão te tratar bem e fazer altas perguntas... Pq? Por que para eles nós somos um povo feliz. E relativamente, somos mesmo!


A única coisa que me dá raiva realmente é a política do governo e das empresas brasileiras lá fora de em qualquer evento - ficar colocando umas mulatas do Sargentelli ou algo do gênero - como se isso FOSSE O BRASIL ali encarnado em bunda e pessoa!

Carlos disse...

delicia ifuhiusdhfisdf

Aninha disse...

pois eh... o parece que o brasileiro só eh "brasileiro" msmo, qndo está em outro país!
Eu acho q a img q os gringos têm do Brasil eh : samba, futebol, mulher pelada ¬¬'

indiansmallcars disse...

brother me from indiansmallcars.blogspot.com
I want you to change my blog link to www.7sri.blog.co.in
otherwise if you have any other blog to be linked give me the address i'll add that too to my list
reply urgently on my blog

Anônimo disse...

Concordo!

Anônimo disse...

Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.