domingo, 17 de agosto de 2008

Um país sem olimpíadas

Em visita à China, Lula declarou que espera o Brasil vencer o direito de sediar os jogos olímpicos de 2016. Trazer as olimpíadas para o Brasil seria uma forma de democratizar os jogos, e com esse discurso bem socialista recalcado, cingido de um dissimulado complexo de inferioridade que chega a ser mendicante, ainda afirmou que os "pobres" da América do Sul teriam a chance de assistir uma olimpíada. Os 40 bilhões que a China injetou nos jogos parece não intimidar o presidente, mas isso não surpreende, já que um governo que arrecada abundantemente, gasta muito para alavancar o PIB, e mal para "custear" a máquina pública, tem agora um pressuposto legítimo para manter essa situação de esterilidade que o Estado vive.
Diante dos enlaces econômicos, sociais, democráticos, e tonicamente políticos que vigoram no país, angariar um evento dessa magnitude só é concebível havendo uma reestruturação ou uma restauração de boa parte da infra-estrutura, com investimentos também nas áreas de atenção social, que poderia converter e conduzir ao melhoramento de algo ainda mais importante, a supra-estrutura. Se segundo teóricos das ciências sociais, simploriamente podemos conjecturar que supra-estrutura é todo o conhecimento que o homem pensa e cria, então, claro que isso gera o velho dilema social: investir em infra-estrutura para se ter ganho na supra-estrutura, ou o contrário?

Como disse Lula, a terra onde não há terrorismo; pelo menos não o terrorismo extremista-xenófobo, mas outras espécies de terror que muitas vezes são bem mais cruéis e desumanos. Diferente da China, aqui não temos toda aquela poluição, no Brasil os poluentes se concentram em Brasília, esses sim nocivos à saúde, à educação, ao meio ambiente, etc.. Guerra entre etnias é um problema que não temos por essas bandas; na pátria amada reina a discriminação mascarada, negros, índios, nordestinos e homossexuais têm um tratamento diferenciado na nossa sociedade.
Observando o perfil sócio-econômico e cultural do Brasil por um escopo mais otimista e nacionalista, nosso país tem grande diversidade biológica, uma vasta pluralidade cultural histórica, também ganha ênfase o Brasil como pólo turístico, muitas riquezas naturais, enfim, toda a beleza exótica de um país tropical que se destaca entre os demais.
Tudo muito bonito, mas o que se tem de verificar é quem sairá vitorioso dessa empreitada; primeiramente o que o advento de uma olimpíada no Brasil vai trazer de concreto, por exemplo, para um estado como o Acre, Roraima ou a Paraíba; o mais provável que ocorra é uma concentração ainda maior de riqueza no centro-sul do país. Outro fator seria a figura do atravessador político que teria o caminho aberto para obtenção de benefícios com o "festival" de licitações; claro, poderia ser esse também o momento propício para um clamor civil por transparência, mas em se tratando de Brasil onde tudo é feito na surdina, fica a interrogação. A maravilha de uma primeira olimpíada na América do Sul, no Brasil, não pode encobrir o fato de que se não gerida com responsabilidade e igualdade traria mais desigualdades e injustiças sociais.

19 comentários:

Edu França disse...

É realmente importante sediar as olimpíados num País como o Brasil?

Lucas disse...

Comida para o povo brasileiro pra quê? Se podemos dar PAN e Olimpíadas!

Bem escrito, mas casativo o texto.

Porém deu vossa opnião!

Até alí;

Cleu disse...

relaxa, o mundo vai acabar em 2012. (brincadeira)

Anônimo disse...

Chicaga ganha a disputa com RJ, pelo menos eu espero que sim !!!

Márcio Daniel Ramos disse...

pra um comentarista rasoavelmente imparcial, desta vês me surprendi com a sua crítica ao governo, mais enfim, concordo plenamente (no que se refere ao governo). quanto à olimpíadas, muito provavelmente seram no Brasil, mais ela se enquadram no "pão e circo", ou seja, não traram nenhuma vantágem positiva. é bom tambem ressaltar que fica dificil realizar jogos olimpicos numa cidade controlada pelo poder paralelo, São Paulo seria uma melhor opção. um ponto em que não concrodo com voçê é sobre a discriminação mascarada. acho que não hà discriminação no Brasil, salvo a gerada pelo propio governo com suas políticas de valorização de classes, com destaque para a absurda política de cotas. continuo disendo que não se pode pormover valoraização de minorias, visto que a igualdade já pe suficiente.

Márcio Daniel Ramos disse...

mil perdões pelo português...

Anônimo disse...

O brasil está longe de ser um país olimpico. Fiz até um post sobre isso no meu blog:
http://www.91rock.com.br/blog/questiona/

Provisório disse...

otimo post...
realmente bom...
o dinheiro que seria gasto, poderia ajudar em outras partes do pais que necessitam!!

Douglas disse...

Fico vendo as Olimpiadas de PEquim,e me pergunto:COmo Brasil quer sediar as Olimpiadas com tantos problemas?O dinheiro que seria investio no jogos poderia mudar muita coisa no Brasil.

Anônimo disse...

Acho que com as olimpiadas aqui no Brasil, iria melhorar muito. (:
Mas eu acho meio difícil que seja aqui...

Anônimo disse...

Olimpiadas no Brasil? ainda mais no Rio?
Seu Nuzman, esse ae gosta de um dinheirinho nunca vi, tá looko, o homem quer de todo jeito trazer essas olimpiadas, como se isso fosse a grande salvação do pais! -.-

Erich Pontoldio disse...

Realmente a pergunta é ???
Vale a pena sediar as olimpíadas no Brasil ??

A China que é sinonimo de potencia economica está tendo as "intimidades" devastadas pela imprensa mundial, imagina aqui ???

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Pra vc ver como a vida fede.

LiLith disse...

Tah vendo como a vida eh uma barriga?
Eh uma coisa ridicula essas coisas de olimpiadas, na midia soh passa a parte bonitinha, nao passa a parte q desapropriou muitas familias para construir estadios i taalz..

;*



http://lilithcontodefarsas.blogspot.com/

Anônimo disse...

o país n tem estrutura para sediar uma olimpiada, pelo menos por enqto.
vamos dar um tempo às ambições, pan, copa, olimpiadas. vamos c calma q ainda há mto a se resolver no brasil, ao contrario destes outros países desenvolvidos.

† D a n i e L disse...

Concerteza concordo com vc so mt mais usar o dinheiro do contribuinte em coisas uteis como SAUDE E EDUCAÇÃO ... pois e primariamente necessario...

:D

aparece no mEoO blog qndo der... :D

http://www.blogmastermind.com/affiliates/index.php?af=822565

http://www.terraescrota.blogspot.com/

Vlw

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

É interessante a idéia de sediar um olipiada aqui no Brasil, porém, é dificil pela infra-estrutura. É rentavél, pois, teriamos uma concentração enorme de turistas. Pela lógica, aumentaria o a renda de cidades do Nordeste. Mas na prática é bem diferente, com certeza vai ter licitação de empresa irregular, desvio de verba, sem contar com a violência...
Quem sabe em 2020...


Abraços!!!

Rodrigo disse...

O Brasil tem de sediar os jogos sim *-*

Yuri disse...

tô torcendo pra essa olimpíada acontecer aki
ackredito q o Brasil faça uma Big Festa de Abertura no Maracanã