sábado, 5 de julho de 2008

O preconceito à homofobia em xeque



Em um momento mais do que oportuno o projeto de lei (PLC 122/06), que criminaliza a homofobia entrou na pauta de votação do câmara no senado, e em análise pela vida pública brasileira; o instante e propício, pois a discussão sobre homossexuais ocupar cargos públicos tornou-se efervescente depois que dois militares assumiram abertamente a sua afinidade homossexual, o que bateu defronte com todos os paradigmas, valores e doutrinas da rígida e monolítica formação militar; a atitude foi asperamente reprimida; com prisão, sob a acusação de deserção e de transgressão a normas militares; normas as quais não abordam em ponto algum a questão homossexual. Entre detenções e liberações, ambos decidiram dar baixa no serviço e foram dispensados das funções. Esse tipo de atitude, por parte do comando militar, mostra claramente o arcaísmo na gestão de certos segmentos e instituições que se dizem democráticas e republicanas, ainda se vê a discriminação e a falta de políticas públicas para com as minorias. Outra questão, é a do jogador de futebol do São Paulo, Richarlyson, esse, nunca admitiu publicamente seu direcionamento sexual, nem sequer fala sobre o assunto, mas volta e meia, em sites da internet surgem fotos e vídeos instigando e fazendo apologia de maneira "bem-humorada" ao preconceito. Sem falar dos torcedores de clubes adversários, que fazem coro para difamar o atleta. Em Jerusalém, a parada gay reuniu milhares de pessoas, que desfilaram pelas ruas do centro da cidade, sob o olhar e protesto da maioria, judeus ultra-ortodoxos, que se opõem, repudiam e abominam o evento e a identidade de gênero dos que o fazem; parece que esqueceram, ou então não querem lembrar do holocausto.


A religião, tema delicado, que merece uma apreciação mais íntima para conhecermos seus motivos, entra nesse debate pela absoluta predisposição contrária, de praticamente todas as igrejas, ao homossexualismo; esse posicionamento é transposto à sociedade pela pregação de maneira arrebatadora e unilateral, sem muitas ponderações. O projeto que criminaliza a homofobia, vem causando grande alarde, gerando polêmica e dividindo opiniões na sociedade brasileira; os evangélicos, cumprindo o seu "papel religioso" tentaram invadir o congresso, em protesto contra a aprovação do projeto, os cerca de mil fizeram uma manifestação em frente à sede do legislativo para evitar a votação do projeto, anseiam o "direito" de criticar o homossexualismo, sem punições legais. O projeto tem uma "boa aparência", mas traz uma prerrogativa de 'autonomia' aos homossexuais, que ganhariam vantagens exclusivas, que outras minorias (índios, negros, idosos) não se beneficiariam. Pelo projeto, se você não der emprego a um homossexual, você estará agindo de forma discriminatória e poderá ser preso. Se o demitir sem justa causa, também poderá ser preso. Se não alugar uma casa a um homossexual, idem. A medida é boa, mas o que falta mesmo é educar e conscientizar as pessoas para que não haja discriminação; além do mais, caso aprovada, a lei irá criar uma "casta diferenciada", o que é inconstitucional. Logo, a lei prevê que discriminar é crime, porque não precisa mais do que isso.

38 comentários:

Anônimo disse...

Baw, kasagad-sagad sa iya ubra blog!

Anônimo disse...

nossa cara vlw pelo comentário
o seu blog q ta demais
gostei do seu banner
hehehe
é sim mano mudei o layout
e coloquei umas radios
e tb nas radios eu fiz manutenção no media player
agora ta funcionando em qualquer navegador
hehehe
flw cara
abraço
eu nem dormi
vo dormi agora
até mais

Rodrigo disse...

Puts cara achei q ia morrer de rir

Jamile Gonçalves disse...

Neto, que bom que vc gostou!
Espero que sua Maria tb goste.
Qto à homofobia, digo que admiro mto os homo e bissexuais... São pessoas muito interessantes!
Volte sempre!

iti disse...

Acho o precoceito uma total falta de ética..
o homos. são seres humanos como qualquer um, ...
tenho amigos e amigas que opitaram pelo msm sexo e eles passam por varios momentos dificeis, mais é isso ai galera, eles ainda iram tomar tudo a seu favor..


http://lhmartins.blogspot.com/

Susie - Q disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DuDu Magalhães disse...

Suk's, hilária a forma como tu abordou o assunto, tão 'sério' com humor...

rsrsrs

só acho que tu pode melhorar a gramática, fora isso!

http://incognitasnamedidacerta.blogspot.com/

Yuri Fernando disse...

Preconceito é uma coisa que todos temos, vc pode dizer que não tem preconceito contra os gays, mais não quer q eles dê um beijo no seu rosto.
_________________________________

Pô seu blog ta d+, vou colocar o seu banner no meu blog

http://www.yurifernando-blog.blogspot.com/

dri disse...

Essa coisa de pré-conceito devia ser mesmo extiguida. eles não cansam de colocar novas leis contra atos banais por aí, e contra o preconceito mesmo ninguém nunca oviu falar.
ao mesmo tempo que indgnada fico perplexa com tanta invalidez perante a situação.
sou livre de preconceitos, e me acho melhor, por ser assim.

ótimo blog.
adorei mesmo.
beijos

Douglas Lopes disse...

Uma coisa, homosexualISMO é errado, sufixo "ismo" eh para doenças quem usa este termo é por falta de informaçao ou os religiosos para dizer que ser gay nao eh normal.

Quanto aos direitos, só haverá cadeia se for comprovado a homofobia no emprego por exemplo, do mesmo modo que um negro se for demitido e provar que foi por preconceito dá cadeia. Isso é que o pessoal precisa entender, esta lei é apenas um mecanismo de defesa dos homossexuais assim como é a lei contra racismo.


INTERNET GRÁTIS - Ganhe dinheiro só por estar conectado - ACESSO DISCADO OU ADSL

fernanda disse...

Oi, vim retribuir a visita!

Então eu faço fa federal de MS, e olha...vai fundo vc ainda vai se apaixonar perdidamente pelo curso e pela profissao!

Radio é uma deliiiicia de fazer!

sacodefilo disse...

Não é bem assim que a banda toca: Não alugou uma casa a um homossexual - cadeia, mandou embora sem justa causa - cadeia... Mas enfim, assim como um monte de gente não entendeu a coisa toda, você não está sozinho.
O que está previsto e o tratamento da homofobia como crime. Natural isso... Não mandar alguém embora (gay ou hetero), dar-se ao direito de não alugar uma casa a alguém (gay ou hetero) também não é crime... Isso continua podendo.
Assim divulga a idéia totalmente torta.
Mas você teve boa intenção... isso é o que valeu.

Jéssica Mendes disse...

Mais uma vez comentando em teu blog e parabenizando a forma como tu abordas temas delicados de uma forma boa de ler. Parabéns! Abraços.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

preconceito é um dos câncers malignos da sociedade, e o que tem menos esperança de cura. Não obstante, penso que, para que o preconceito seja extinto da face da Terra o que há de haver é educação. A concientização não se produz através do "medo" a que se aplique a "lei" pelo delito de afirmar que gay é gay por vício, que os negros ou índios são inferiores, e que os idosos não servem para mais nada que dar trabalho. O "medo" a ser preso ou o que seja, acentua a repulsa, e a repulsa acentua o preconceito. Com a educação se valora a condição de ser homossexual como um fato natural e completamente normal, dado a predomínio das tendencias sexuais quais são natas... Se valora o negro e o índio não como "raça", pois a única "raça" que existe é "humana" da qual negros e índios também fazem parte; mas o que sim existe são etnias e culturas diferentes... Se valora o idoso, como alguém que a dado toda sua vida, para que a seguinte geração possa existir e evoluir como especie humana. Se não existisse velhos, não poderia existir jóvens.
O preconceito é a primeira ação da atrevida ignorância. É não ter consciência da realidade nem da ciência.
Outro dia ouvi no YouTube uma piada de Ari Toledo, que é xenofobia por excelência, mas como o humor está apoiado pela liberdade de expressão, fica ai o dilema e a polêmica.

Muito bom post!

Obrigada pela visita.

6 de Julho de 2008 08:40

Anônimo disse...

not�cia de hj:Budapeste, 5 jul (EFE).- Cinco pessoas ficaram feridas esta tarde, na Parada do Orgulho Gay de Budapeste (Hungria), em consequ�ncia das agress�es de um grupo de extrema direita.

complicado amigo. com ou sem lei, smepre haver� quem seja contra.

Ana Paula disse...

Resumindo tudo isso, pessoas preconceituosas são dignas de pena e nada mais!

Anônimo disse...

blog ta show
como vc coloco akele mapa geografico no site
flw

blog disse...

De fato, a base toda é milenar, e ligada diretamente aos preceitos judaico-cristãos de monogamia e heterossexualidade.
Os homossexuais devem ser respeitados como cidadãos e, como cidadãos, devem ter os mesmos direitos e mesmos deveres que eu, heterossexual praticante e convicto.
Não se deve privilegiá-los nem condená-los.

Unknown disse...

Deveria existir uma lei em que beneficiasse a todos os que sofrem devido a preconceitos e não uma para cada um. Afinal, todo preconceito é crime, não importando o seu direcionamento. Sejam eles quais forem: racial, sexual e religioso, todos devem ser punidos da mesma foma.

http://maynabuco.blogspot.com

Augusto disse...

belo blog.

parabéns!!!

Anônimo disse...

Falando aqui no Brasil, essas leis contra precoceito na verdade "acho" que é para mascarar o precoceito, pois quem tem não vai mudar de opinião, e vai continuar sentindo o mesmo que já sente, oq acontece é que no minimo vai procurar ter um pouquinho de respeito já que nãi vai poder declarar sua repulsa.
Ao mesmo tempo acho bem ao mesmo tempo não.
Pq já é uma descriminação na lei ter essas leis, cfaz parecer que essas pessoas são de outro planeta e temos que trata-las normais.
Oq a vida do vizinho vai acrescentar na nossa??
Oq interessa se ele é brnaco, negro, gay, se come barata???
quanta ipocresia..

abç..

Luna disse...

Será que essa lei vai adiantar alguma coisa? Racismo também é crime, também dá cadeia, e não deixou de existir por causa da lei.

Anônimo disse...

homofóbicos nojentos!
:@

Thais disse...

oi td bom?
gostei do seu blog,esta afim de parceria?
aguardo resposta,mesmo q seje um não rsrs
abraços

Augusto disse...

Neto blz

faleinfox@gmail.com

Add no msn se vc tiver!!!

Ai te passo a dica de como colocar os anuncios?!

Afim de fazer uma parceria?

Me fala ai


http://infoxcomp.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores disse...

Essa questão é bem complicada mesmo. Eu acho que o preconceito deveria deixar de lado, mas tbem devemos pensar que isso não é de acordo com Deus. Então ai as coisas complicam muito.

Acho que as pessoas deveriam cuidar de coisas mais interessantes e que precisam do que isso.

Marcos Rossato disse...

Tambem sou contra qualquer preconceito contra qualquer tipo de pessoa, acho que todos merecem respeito e carinho por parte de seus irmãos...
Nao sou nenhum religioso nem sequer costumo frequentar muito a igreja mas tenho meus conceitos e pra mim Deus criou o Homem e a Mulher para que eles vivessem juntos e constituissem familia, agora esse negocio dos homosexuais querer formar familia acho que ja tem alguma coisa errada nesse nosso mundo é pra se pensar nao?!
Descupem minha ignorancia mas pra mim homosexualismo nao passa de uma doença e que precisa de tratamento...
otimo blog, abordando polemicas, tem futuro...
Suscesso ae, abraço...

Unknown disse...

A forma em que vc abordou o assunto é interessante
Independente de religião,n deve haver quaisquer tipo de preconceito



Angu com Taioba

Grupo Saber Viver disse...

Esse é um assunto muito delicado, em uma país como o nosso que ainda esta imerso nos conceitos da Igreja católica!
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Unknown disse...

OLÁ NETO!
BLOG BLZ DE BLOG!
VALEU!!

Márcio Daniel Ramos disse...

eu já disse no meu blog que sou contra qualquer política de valorização de classes(http://marciodanielramos.blogspot.com/2008/04/crtica-sobre-o-racismo-e-igualdade.html), por entender que nehuma classe (neste caso, a homoxexual) pode ser valorizada, a igualdade já basta. demais, esta lei é arbitrária por criar uma classe com direito superior as outras. o fato de eu não concordar com sua atitude não quer diser que eu esteja te descriminando, isto é, não tenho direito de ser contra um homoxexual, mais tenho todo o direito de ser contra o homoxexualismo. um ponto interessante desta lei o que proibe publicações imprensas tidas como homofóbicas. acontece que a Bíblia, tem mensagens tidas como homofóbicas, chamando tais pessoas de "malditos". e então, será proíbida a leitura da Bíblia? outra coisa é que as organizações religiosas não poderam barrar homoxexuais, ou seja, eles não poderam ser escomungados das igrejas. só que isso vai de encontro às doutrinas das organizações cristãs. o fato é que a lei, pelo menos como está, é inconstitucional. com sua aprovação é que reprensenta preconceito, desta vês, contra o resto das pessoas. é só minha opnião...

Augusto disse...

Olá!!!


Tenho um presente pra você em meu blog! Espero que goste!!!


www.infoxcomp.blogspot.com

Augusto disse...

O Critica a Tudo recebeu o SELO FEDERAL! Premiação dada pelo blog Infox Comp. Parabéns.

www.infoxcomp.blogspot.com

Othon Passos disse...

cara
muito bom o blog
eu achei muito fodis a critica
parabens ai

Cruela Veneno da Silva disse...

já não era sem tempo.
se bem que eu acho que não adianta nada. o preconceito vai muito além de um decreto

Seli disse...

:DDDD

Yara Ribeiro disse...

clap!clap!clap! você é o "CARA"!
carinhos...