terça-feira, 15 de julho de 2008

A favorita

O processo de renovação e introdução da tecnologia digital (HD) irá trazer mudanças interessantes com relação ao modo tradicional de assistir TV, a interatividade será bem mais efetiva, a qualidade da imagem muito superior à atual, a implantação ainda está em gênese e só atinge alguns estados do Sudeste; mas antes que essa empreitada se estenda e se consolide a todo o nosso território, é atraente e curioso observar o panorama da mídia televisiva brasileira, entre os principais canais sempre houve aquela dose saudável de rivalidade e corporativismo comum em quaisquer empresas que competem e concorrem no mesmo ramo, porém de tempos pra cá a disputa tornou-se cada vez mais acirrada; Globo e Record estão no front do embate. Com a supremacia e o rótulo de emissora número um do Brasil ameaçados, a Rede Globo persiste na mesma linha de produção artística, não inova, e está perdendo fatias de Ibope e de lucros para a próspera, porém instável, Record, a qual investe pesadamente em um atrativo peculiar da cultura televisiva do brasileiro, a telenovela. As novelas da Record chamam a atenção pela quantidade de atores "ex-globais" e também uma maioria que estava no ostracismo, esquecidos pela rival carioca; outra marca das produções da emissora paulista é a mescla do melodrama com ficção científica que é eficaz na audiência da massa, mas que é ínfima se comparada com as superproduções da concorrente. Diante disso, vários episódios tidos como espionagem foram delatados pela Globo, no último, há dias atrás, um funcionário foi surpreendido usando seu e-mail corporativo para divulgar informações sigilosas à Record; a Globo emitiu um comunicado alertando a Record que a iria incriminar legalmente, sob o pressuposto de concorrência desleal, a Record por sua vez respondeu citricamente, alegando que a notificação da Globo não foi nada mais que um "recibo oficial" sobre a sua preocupação com o crescimento da Record. É certo que a emissora da Igreja Universal vem crescendo bastante, e às vezes obtém o primeiro lugar na audiência, mesmo que seja só por alguns minutos, mas é muito pouco provável alguma outra rede de TV, consiga a curto ou até médio prazo, abalar o 'imperialismo prepotente' do Projac sobre o Brasil. Assim, o slogan "A caminho da liderança" perde, aos poucos, o sabor de provocação megalomaníaca.
Correndo por fora dessa briga, o "ex" segundo lugar SBT, com uma grade de programação bastante confusa, incoerente (a meu ver), e instável, baseada em filmes 'obsoletos', reprises e no sacrificado "Chaves", que sempre tira uma 'lasquinha' de audiência; embora esse visível declínio e enfraquecimento já venha se arrastando há algum tempo, a emissora de Silvio Santos tem um público fiel muito extenso, isso por conta de alguns apresentadores consagrados, como o próprio Silvio Santos, Hebe e Gugu, nomes que salvam a desgastada imagem da emissora no cenário nacional. Mesmo com pouco incentivo à corrente jornalística, o SBT ainda é um dos maiorais da TV brasileira. Numa investida processual contra a Rede Globo, o canal do senor Abravanel recebeu a importância de R$ 17.888.306,99 referente ao não cumprimento do contrato celebrado entre o autor Walter Negrão, da Rede Globo. No mesmo ensejo e pelo mesmo motivo só que dessa vez com a autora Glória Perez, recolheu a bagatela de R$ 24.477.115,69, um verdadeiro 'show do milhão' que vai rechear os cofres da empresa.
Mesmo com a concorrência aumentando no retrovisor, mesmo com desfalques financeiros, espionagem, e tudo mais, a Rede Globo mantém o alto padrão, e detém o poderio manipulador sobre o país; mas até quando irá sustentar esse posto, essa é a pergunta que a Record, o SBT, a Band e os outros canais devem fazer diariamente se um dia quiserem está lá.

36 comentários:

Anônimo disse...

Discordo quando você afirma que a Record é instavél, e quando não há possibilidade de primeiro lugar em curto e médio prazo.

Acredito na estabilidade da emissora, sendo esse um dos fatores de seu crescimento, e vejo que em um rápido curto prazo a emissora, se continuar assim, será a líder de audiência.

A Band também tem crescido, tímida mais tem, a Rede TV também cresce.

As únicas que estão declinando são o SBT, lentamente, e a Globo assustadoramente rápido.

De um tudo, isso é muito bom, independente do crescimento de Record ou outra, mas vem mostrar a Globo que ela não é a única, e precisa sempre renovar e melhorar sua qualidade, que está esquecida e muito tempo, sendo esse outro fator de crescimento das outras emissoras.

Parabéns pelo texto, tenho um blog também, e sempre escrevo sobre televisão.

Gregori Pavan
http://gregoripavan.blogspot.com

Rodrigo disse...

Acho muito dificil a globo perder o primeiro lugar

Renata Medeiros disse...

Cara eu odeio a sbt!
Que sistema de televisão ruim, não tem um pingo de originalidade, tudo lá é de péssima qualidade!
A record tá se superando cada dia mais , já é uma boa concorrente para a rede globo.
Tomara que com o advento dessa nova tecnologia os telespectadores do Brasil todo tenham grandes surpresas boas em relação a essas duas emissoras.
http://estaloinsano.blogspot.com/

Nandu disse...

Eles irão reprisar Chaves até o fim do mundo,fato.
Quando á Record e Globo,parece que vai ser um briga "bonita" de se ver,para claro nós expectadores.
Não vou questionar a ética da Record de usar a Igreja Universal como fonte inesgotável de dinheiro e fiéis.
Acho que quem sairá ganhando somos nós.


passa lá no meu blog tb!

Emanuel disse...

Realmente a globo vem perdendo espaço pra record... e o sbt vem afundando na audiência em alguns dias se continuar desse jeito o sbt vai fechar.
http://semideiaa.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não assisto televisão, salvo a um ou outro programa (geralmente séries importadas), mas não suporto a idéia de ver a Record em primeiro lugar no Brasil. Por mais prepotente que seja a Rede Globo, a Record é uma ofensa a inteligencia do brasileiro. Nunca fui ligado nessas coisas, mas sinto um ódio profundo dessa emissora mediocre. Foda-se a Record, emissora de merda!

Moderação disse...

Pra falar a vdd nãum assisto televisão.

Mas q a Record é melhor q a globo é.

http://morerihanna.blogspot.com/

Dih Fernandes disse...

Primeiro a GLOBO não perde o primeiro lugar...
Segundo a Record tá crescendo mas eu não vejo nada de mais na sua programação!
E o SBT é ótimo, cara prefiro ver chaves e chapolin do que zorra total e o programa do tom que tem um humor idiota e sem graça!
Além de que o Silvio Santos na minha opinião é o MELHOR apresentador do Brasil, na frente de gugu, faustão e luciano huck e outros!!!

Na minha opinião as melhores seriam

GLOBO
SBT
RECORD

E a globo apenas na frente por ter exclusividade nos esportes, muitos filmes diferentes e o seu maior ponto que é a novela, que inclusive é exportada para vários países!!!

http://www.avidanobeco.com/

Riso Certo disse...

nenhuma emissora presta... o passado condena todas.

é melhor ter tv a cabo ou muitos livros em casa.

valeu pelo elogio.

abraço

Carlos Macêdo disse...

Eu acho que a Globo terá seu primeiro lugar garantido por muitos anos...mas a "ameaça" de concorrentes é bom para a melhoria da qualidade da tv aberta. (Será que isso é possível???)heheheheheheheh


flw!

Carlos Macêdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mad Cientist disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BLOGDOED disse...

Acho que as TVs estão perdendo terreno pra internet e receita de publicidade.

A globo está realmente enfrentando problemas com a Record, os bispos têm grana...

BLOGDOED disse...

A merda tb é que a Record tá conseguindo ser a primeira copiando a Globo. Mais do mesmo, sempre;

Paulo Fontes disse...

onde q ta torto?
www.computakipiada.blogspot.com

Anônimo disse...

também não sou mto ligada...mas vai me dizer que nunca olhou o teu horóscopo e pensou "será?". Se vc disser que não, vou te chamar de mentiroso...

Sandro S. Sorte disse...

Acho que se a record superar algum dia a rede globo não haverá diferença. A fama de prepotência e arrogãncia vai ser tranferida para a record, enquanto outras emissoras vão tentar superá-la. Mas isso concerteza não vai ser agora. a record terá que comer muito feijão com arroz, se endividar ao extremo pra superar o padrão global de produção. Mas gosto dessa concorrência. A concorrência é sempre importante em todos os setores

Jonatas Fróes disse...

Acho dificil alguma outra emissora superar a rede Globo. Infelizmente ela é referência para patrocinadores, o que eleva o capital de investimento para programas e consequentemente em qualidade para atrair a atenção do telespectador. A Record pode se estabilizar como a segundona, mas não passa...

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

melk jus disse...

a concorrência é uma benção, assim qualquer afã de uma emissora de derrubar a "globo" o cujo logotipo é "o olho que tudo vê" e se comporta como "o grande irmão" de oliver wells.

Anônimo disse...

eu gosto da record porem infelizmente aqui nao tenho mais acesso a ela, pois como usufruo da tv aberta, o canal foi trocado pela rede tv, que ocupara o lugar de canal 9 aqui na minha regiao, que pertencia a record antes...

e quando ao seu post anterior, no titulo vc colocou preconceito a homofobia, porem é isso que tem que ser mesmo, um preconceito a homofobia, e nao ao homosexualismo, ou vc eh a contra os gays?eu nao tenhu nada contra, mas tbm nada a favor

o c.. eh deles eles fazem o que quiser

abraços
http://blogaragem.blogspot.com

Mayumi disse...

resumindo tv é uma droga!

Mitch Souza disse...

Por essas e outras que a tv paga é uma boa opção, maspor enquanto, depois desse rolo com a mtv, não sei de mais nada...

Anônimo disse...

O problema é que cada vez mais uma emissora imita a outra. A Record está cada vez mais igual a Globo.

http://www.91rock.com.br/blog/questiona

YagoMurakami disse...

Coma a Recor paga mais para os atores talvz vários bons atores da globo saião e vão parar na recor, e a globo ficando só com os atores medianos, fazendo as novelas mais decadentes e levando a recor em primeiro lugar, só uma ideia...
Abraços!


http://wallnosekai.blogspot.com/

Anônimo disse...

a globo so nao faliu porque ela tem o gorvemo por tras dela e por isso que e uma fortaleza.

Unknown disse...

Já não vejo TV aberta há muito tempo. Mas pelo texto e pelos comentários, vejo que a situação não mudou muito. A Globo continua mantendo sua hegemonia, e as outras emissoras continuam montando suas grades de programação em função da primeira.

Sei que há coisas boas e muitas porcarias em cada uma das emissoras citadas. Sabendo filtrar a programação e não dando audiência às coisas ruins, podemos contribuir de modo positivo para a melhoria da programação no TV brasileira.

Excelente blog... Parabéns!
www.eli-ude.blogspot.com

Mairon disse...

SBT esta ficanco cada vez pior,
e a Record esta ficando cada vez melhor.
Logo logo a Record ira superar a rede globo
________

Blog:
http://tudo-freeware.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=45455344

PABLO ROBLES disse...

Sua análise parece bem sensata. Assisto pouco televisão, mas gostaria de me libertar mais do jugo da Globo, vendo emissoras como a Record ameaçarem cada vez mais sua liderança.

Abraços

www.gritopacifico.blogspot.com

Unknown disse...

Ultimamente quase não tenho assistido TV. Mas não acho que a Globo será superada tão cedo pela outras emissoras. A começar pelo SBT. O Sílvio Santos não mantém uma grade de programação, está o tempo todo mudando e isso faz com que seus telespectadores não se fidelizem. A Record em todas as novelas coloca os mesmos atores. Isso desgasta a imagem deles e faz com que o público se canse de vê-los na telinha. Acho que essa é a grande diferença da Globo. Ela possui uma grade fixa, um elenco diversificado. Nessas horas a tradição fala mais alto.

http://maynabuco.blogspot.com

Mônica disse...

Com toda certeza o sbt é uma porcaria, a record vem crescendo, mas acho que para passar a globo ainda deixa a desejar em muito requisitos..

mas quem sabe né?

=)

Victor Valente disse...

aqui em casa so se assisti a record
daqui a pouco a record toma o lugar da blogo
e o Sbt?(coitados)

Anônimo disse...

A Globo perde espaço dia após dia. E não é só para a Record. Não é apenas nos reprises do Chaves que o SBT abre seu espaço no mercado a que pertence. Tem sido investido bastante nos seriados (Without a Trace, Cold Case, Bones, My Wife and Kids), nos filmes, a reprise da novela Pantanal fez a audiência do canal subir bastante naquele horário, assim como a volta do Programa Silvio Santos. O SBT não está em declínio, a Globo é que está. Finalmente.

carlos disse...

bom , eu msm nao assisto muito TV
mas, mas acho muito dificil a record tomar o lugar da globo
E DA SBT ? bem ,a sbt nao esta la essas coisas hoje em dia e a record esta vindo com tudo na minha opniao HOJE a record supera a sbt facil mas a globo fica dificil^^
xD

Unknown disse...

So para gritar a decepcao! Assim nao vale!!!!
Perdi a vontade de ver a favorita.....vou mudar de canal mesmo!!!!
Muito chato decidir que Flora é assassina!!!
Simplesmente perdi a vontade de ver esta novela.

Anônimo disse...

Gostei Edima, isso mesmo, eu também perdi a vontade de assistir A Favorita, novela mais sem pé nem cabeça. Pantanal é bem melhor, pena que o pica-pau não passa nesse horário, pois é bem melhor e divertido (hehe).

Anônimo disse...

O desfecho de A Favorita não favoreceu a novela, pois os comportamento das protagonistas ficaram incoerentes e sem lógicas. O autor deveria ter sido menos incisivo inicialmente. Aí sim poderia colocar Flora como culpada e a outra como inocente. Perguntas ficam no ar:Por que Donatela perseguiria a outra c/ toda a veemência? Por que Flora à sós c/ Dodi diria p/ ela q/ não queria nada c/ ele, se agora são amantes e cumplíces desde o passado?