sábado, 31 de maio de 2008

À soberania da Amazônia

De lá o The New York Times indagou: de quem realmente é a Amazônia? De cá Lula respondeu: do povo brasileiro. Mas será que o presidente tem razão?
Em meio à troca de ministros do meio ambiente Marina Silva por Carlos Minc, o jornal americano levantou a questão, sobre quem de fato deveria ter o domínio da floresta amazônica, defendia também a internacionalização da mesma.
A operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, iria coibir os desmatamentos ilegais, ou seja, os reais donos da mata: os madeireiros, barões da soja e criadores de gado, já que o IBAMA sozinho não tem pessoal e força jurídica pujante para conter estes que são a principal causa da destruição ambiental na região; mas a operação foi sutilmente reprimida em alguns estados, onde governadores cúmplices da desordem, interviram e pressionaram politicamente.
O novo ministro, Carlos Minc, liberal progressista, não pelo partido, mas sim por suas ações, parece que vai superar a estagnação da política ambiental usando a tática do "um morde o outro assopra"; o ministro disse que vai "agilizar" as concessões ambientais, em troca, já anunciou a liberação de 1 bilhão para recuperar áreas degradadas da floresta. O discurso do (PAS) Plano Amazônia sustentável, que busca um crescimento equilibrado na região, está sendo confundido com o (PAC) que visa o progresso infra-estrutural sem grandes preocupações ambientais.
Os índios também fazem parte do bioma Amazônia, e estão sujeitos ao descaso e esquecimento político-social, o que os torna alvo fácil para ação de interesses econômicos, a reserva indígena Raposa Serra do Sol é um exemplo, desse tipo de prática. Segundo políticos nortistas, ONGs que atuam na Amazônia sob o manto da defesa ambiental, defendem interesses estrangeiros nas riquezas minerais do lugar. Infiltradas nas comunidades, essas organizações financiam entidades em Roraima que defendem as reservas indígenas contínuas na Amazônia para não permitir o maior controle brasileiro sobre essas áreas. A operação Upatakon 3, da PF, visava retirar toda a população não-indígena de dentro da reserva, mas foi suprimida por ação do governo de Roraíma. Somado a isso as declarações do general Augusto Heleno, de que a política indigenista é caótica e ameaça a soberania do país, não foram bem recebidas pelo governo Lula, que o repreendeu e reprovou sua atitude. Voltemos à pergunta do início; Lula pode até ter razão em dizer que a Amazônia é dos brasileiros; mas, de que brasileiros, o presidente é um desses brasileiros, então por que ele não age pessoal e afetivamente em defesa desse patrimônio que antes de ser um objeto de disputa, e uma área de uma imensa biodiversidade e com grande importância científica, biológica, ecológica, climática e geográfica para todo o planeta.
"A Amazônia não pertence somente aos brasileiros, e sim ao mundo" Al Gore- Ex-presidente americano e vencedor do prêmio Nobel da Paz.

31 comentários:

Anônimo disse...

É incrivel!!

Sabe com que os governantes estão preocupados?

Em colocar a nova "CPMF" aumento de salarios deles é claro!!

A Amazônia é do Brasil!!

Rosa Canela disse...

Nossa Nossa !!! ótimo blog ...inteligente completo ...ótimo mesmo
Beijos

Paulo Fontes disse...

sua barra lateral da direita esta meio desorganisada
http://computakipiada.blogspot.com/

Tragicomicuzinho disse...

eles querem levar tudo pra eles!!!

bando d fdp.

Patrícia disse...

Excelente texto e blog!
Bem mais tecnico que o meu sem comparações ^^
Parabens!
ehehhehe o mesmo tema..

vou te linkar

;*

Anônimo disse...

A AMAZÔNIA É NOSSA! NOSSA! E NOSSA!

http://estrondo.wordpress.com/

// é o Яeinnan New Fase // disse...

Concerteza a Amazônia é nossa... pelo menos eu axo... depois de ver uma reportagem, um suíço tem uma parte da amazônia maior que a cidade de são paulo... e então é nossa ou não é??

Vejo que têm pessoas ainda elogiando o layout... sem nada na kbça...

Abraços...
___________________________________________

http://reinannewfase.blogspot.com

Anônimo disse...

parabens seu blog e muito bom mesmo ta .

Anônimo disse...

Passando novamente no seu blog.. para elogia-lo, pois os temas, matérias são de quando esclarecimento para todos..

abç..

http://www.analucianicolau.adv.br/

http://ananicolau.blogspot.com/

Parmitaum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Parmitaum disse...

CARA... A AMOZONIA É UM LUGAR CONDENADO SE CONTINUAR NAS MAS DO BRASIL... NOSSO GOVERNO NAUM TEM COMPETENCIA P CUIDAR DO PULMAO MUNDIAL...
DE CERTA FORMA ESTAMOS PAGANDO CARO PELA DEGRADACAO QUE O RESTANTE DO MUNDO JA FEZ COM A NATUREZA...
COM RELAÇAO A PERGUNTA SUA FEITA NO BLOG... AS RADIOS UTILIZAM SINTETIZADORES PARA COLOCAR EFEITOS EM VINHETAS, ALTERAR VOZES... EFEITOS DESTA ORIGEM

MT INTELIGENTE SEU BLOG... DIVULGUE ISSO CARA...

ABRAÇO

Cientista louco disse...

É cara a amazonia pelo visto esta a merce de politicos incompetentes por isso temos q ficar espertos

YagoMurakami disse...

pelomenos uma vez ele disse algo certo! xD

abraços!

http://coisasdavidaetcetal.blogspot.com/

Wander Veroni Maia disse...

É meu camarada, se não cuidarmos da Amazônia, vamos perdê-la...não sõ no sentido territorial, mas da riqueza ecológica q ela representa.

Aqui, quero lhe convidar para passar no meu blog, o Café com Notícias.

Abcs,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

MatheusS disse...

Eu sou acreano, e fico visivelmente irritado com esse tipo de discussão. Muito engraçado o interesse desses americanos, já destruíram tudo o que puderam, continuam poluindo muito mais do que deveriam, e agora querem a nossa amazônia, usando as mais imbecis desculpas. Eles se acham donos do Afeganistão, do Iraque e agora, da floresta brasileira.
Pois que morram sufocados na própria fumaça, bem longe daqui!

MatheusS disse...

Uia, desculpa o jeito, hauhauah.

E obrigado pela visita!! \o/

Eduardo disse...

nossa!será que os estrangeiros querem Internacionalizar a floresta Amazonica para preservação ou há interesses gananciosos?
até coloquei isso no meu blog,mas isso não importa,a atitude dos americanos é muito duvidosa

Rafael Almeida Teixeira disse...

Gostei do seu artigo de opinião.

A Amazonia é nossa sim. Lulinha (acredito eu) estar fazendo o possível para proteger esse bem. Assim como o governador dos Emirados Árabes estar protegendo o óleo preto.

PS: Gosto do layout desse blog.


Abraços \o/

Ewerton disse...

com toda a certeza
a amazônia não é só brasileira, é um patrimônio mundial. Sua biodversidade, a importância que tem no clima e geografia etc. E, o mais incrivel, é a ganância de pessoas que vivem na região, e que desmatam mais e mais a floresta. É um ultraje!

ótimoo blog!
http://peidaesaipoeira.blogspot.com

Grupo Ferrarias de arte disse...

A Amazonia nao é minha nem sua. Se fosse, nós brigaríamos por ela.

Anônimo disse...

Adorei o blog! Parabéns!

Nubia Sardou disse...

Eu acho que a Amazônia é do Brasil, mas toda essa disputa pra tomar a 'posse' da amazônia vaia acabar estourando uma guerra!

Carlos Macêdo disse...

Realmente, os verdadeiros donos de lá são os que desmatam ilegalmente...só falar de quem é a Amazonia não adianta nada.

Uma pena.

flw

Anônimo disse...

Oi guri! Td bem? Tava lendo um comentário teu em outro blog sobre espinhas, acne e td mais que a nossa pele não merece e achei válido te deixar esse coment pq eu tbm tenho pavor de espinhas. Bleh!

Aparece lá no meu blog pra gente trocar idéias a respeito de como cuidar melhor da nossa pele :D

Até! ;***

ps: vou aproveitar e te add nos links favoritos do meu blog :)

Mickey disse...

ah, vlw pela visita ao meu blog volte sempre

Stanley Marques disse...

Esse assunto me chama muita atenção. Resultado disso é o texto que estou elaborando e, que, em breve será adicionado ao blog Antologia Racional.
A Amazônia parece ser alvo de cobiça do mundo todo, com exceção de nós brasileiros. Infelizmente.

http://www.antologiaracional.com/

Alcione Torres disse...

Tenho tanto medo dessa conversa... Estou achando que os EUA estão com os olhos muito voltados para cá! E vcs sabem o que acontece quando eles colocam o olho em cima, né?

Anônimo disse...

Nossa, nossa, nossa! E vamos meter um pé nos fundilhos desses gringos!
Bjo!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com

Hemilly disse...

amei seu blog e sua reportagem...como a nina aí de cima falou vamos meter opé na bundinha dos gingos huahuaaaa....



Bjinhuss!!! *-*

Luiz Augusto disse...

é lamentável, mais é o Brasil hoje em dia, a Amazônia sendo vendida de pouco em pouco, olhos grandes de outras pessoas, presidente que só fala e não haje.. índios que se acham donos do país, o país que não acha nada e por ai vai...

Anônimo disse...

Bom, Sei quea amazonia é muita responsabilidade para os governantes brasileiros, não conseguimos adiministrar nada nem a nossa propria casa. É mais prefiro minha casa do meu geito do que do do geito que o visinho arruma a dele !!!(podemos n ter condiçoes pra organizar a amazonia, mais eles n querem organizar ela. querem apenas o q ela tem , minerio etc.) n pense que virão ajudar afinal eles n moram aqui e n dependem de nois pra nada!Somos descartaveis pra eles