sábado, 29 de março de 2008

Epidemia: Ser ou não ser? Eis o problemão

Os cariocas vem enfrentando nos últimos dias uma grave crise no sistema de saúde do estado, mas essa não é aquela crise "comum" que eles e boa parte da população brasileira enfrentam habitualmente, não; não é aquela dos hospitais sucateados, da falta de infra-estrutura, da falta de médicos, e de bons médicos, das infindáveis filas de 4 horas em pé, do SUS em geral; não, dessa vez a coisa desandou de vez, uma séria epidemia de dengue, mas, peraí, o governador, César Maia disse em uma entrevista que ainda não era epidemia; horas depois ele voltou atrás e admitiu a gravidade do problema. Mas o que realmente é uma epidemia? Segundo uma das definições do dicionário Aurélio: Doença que surge rapidamente num lugar e acomete, a um tempo, grande número de pessoas. Para dimensionar o fato; no ponto mais critico, o Rio de Janeiro estava numa progressão de uma pessoa infectada pelo vírus, a cada 30 segundos. E hoje já são mais de 30 mil vítimas, 114 óbitos no ano. Se isso não for uma epidemia...

Outra coisa que nos inflama os nervos, é que ao invés de reconhecer o total descaso da sua gestão com relação à saúde, o governador, tenta transferir a responsabilidade e a culpa para outrem, no caso, o ministro da saúde, José Gomes Temporão. Outro disparato proferido por "César", foi que, o problema da dengue só será resolvido quando o Brasil se tornar um país de clima temperado. Na Bahia, ele fez a seguinte afirmação: “Pedi ao Senhor do Bonfim que nos ajude, que leve o mosquito da dengue em direção ao oceano e que nos proteja. Isso é uma energia muito forte que temos na Bahia. E vim aqui para levar ela para o Rio". Um absurdo.
Para amenizar a situação, inaugurou um hospital no Rio; mas será que essa é uma solução? O melhor não seria regular e melhorar os já existentes? Pense!


Para abrir um paradoxo bem sucinto, vale a pena abordar que em Palmas-TO, quem não combate a dengue, é denunciado à polícia, essa por sua vez, vai in loco averiguar, e o responsável pode responder judicialmente; no Rio a polícia tem tarefas bem mais árduas e distintas para se preocupar.
Uma questão também interessante, são os famosos que "pegaram" a doença, Luciano Huck e Grazielli Massafera; nesse caso fica a interrogação, pessoas de boa formação intelectual, "ricos", de alto garbo, será que eles não têm a preocupação de saber como anda a a "situação-dengue" de seu domicílio; não somente para proteger-se, mas também à sua família.
Nas últimas notícias sobre a crise; a juíza Patrícia Cogliatti de Carvalho, determinou que clínicas e hospitais particulares e unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) atendam, de graça, pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, sempre que a rede pública estiver sem vagas. Outra, é que a dengue tipo 4 poderá atingir algumas regiões do Brasil, esse vírus é um agravante do vírus mais comum. A culpa maior disso tudo é dos governantes sem políticas preventivas, e sem investimento em saúde e saneamento, mas as pessoas também têm uma boa parcela de culpa, (sem sermão), pois se cada um fizesse a sua parte, isso com certeza não estaria acontecendo.



35 comentários:

Thiago Sampaio disse...

vlw pelo elogio ao blog, e quanto a fonte, eu no momento não tenho, poren fiquei sabendo nas minhas aulas na facul, o motivo que leva o brasil a essa incomoda posição não é nem o despejo de CO2 na atmosfera, e sim com o desmatamento da amazônia, fato esse que contribui para o agravamento da poluição. Mas assim que eu tiver algum artigo eu lhe passo.

Thiago Sampaio disse...

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=4262



ai esta, a materia toda é mt boa, mas a parte que confirma o que eu lhe disse esta la em baixo.

Anônimo disse...

É foda que o povo deixa a bendita agua parada e quer cobrar as coisa das autoridades, e diz que é uma vergonha num sei o que...

MaxReinert disse...

Pois.....
Uma doença que já deveria estar ultrapassada há anos....
Parece que só no Brasil acontece essas coisas!!!

Unknown disse...

cara, moro no ceará, e tô com muito medo dessa epidemia!
Muito rídiculo isso, um país com uma das maiores economia do mundo ter tremendo descaso para com seu povo...

Henrique Felippe disse...

Acredito que a maior parcela de culpa seja dos governantes pela falta de política preventiva, mas penso que as pessoas possuam uma parcela significativa também... O problema maior é que não basta ser preventivo se não tiver saneamento, saúde descente e blábláblá...

Visite-me,
Henrique
Vai Vendo...
http://henryfelippe.blogspot.com/

Marcelle Gália (Celle) disse...

Não dá pra entender como algo tão "básico" pode afetar em proporções tão grandes...pura negligencia!

bjusssssssss

Anônimo disse...

Essa epidemia de dengue que ataca principalmente o rio de janeiro ja tem reflexos aqui em minas gerais. Aqui no meu bairro forma identificados alguns focos do mosquito e o agente da prefeitura ate me mostrou um moskito que ele pegou vivo! A coisa ta braba! Alem das prefeituras, os proprios cidadaos tem que tomar consciência e botar as maos na massa pra ajudar a resolver esse problema q assola o pais.

Tom Coyot disse...

há um grande descaso com as epidemias no brasil. estudos, estudos, estudos. Descobre -se o caso e como solucionar o problema.
mas porque nada é feito? porque que desde criancinha eu ouço falar da dengue?

Anônimo disse...

legal seu blog
as materias sao boas

c kiser pasa nu meu

http://ehtudoloco.blogspot.com/

Rodrigo disse...

a dengue ja virou um pesadelo para muitas pessoas do Brasil inteiro

Anônimo disse...

SEmpore foi assim, lembro que em 97 foi a mesma coisa, só que a epidemia era aqui em MG

Anônimo disse...

olaaa vim t dizer q tem uma coisinha lah no meu blog do seu interesse, pod ir lah pegar seu premio, vlw....até mais

Robson Pereira disse...

HÁ MUITO TEMPO QUE O IO VEM ENFRENTANDO PROBLEMAS COM A SAÚDE PÚBLICA.
SE VAI SER RESOLVIDO?
AI JÁ É OUTRA HISTÓRIA.

Unknown disse...

muito bom o blog, parabéns :D

Rui disse...

O governo incompetente demais, ou não. Ele está mais preocupado com suas armações, com seus objetivos particulares, e não está nem aí para o resto.
O povo tem uma certa culpa, mas a maior parte é do governo. E vai ser sempre assim, sai um entra outro, e nada muda!!!

Cientista louco disse...

kara seu blog ta muito bom voce escreve muito bem meus parabens depois da uma passada no meu para dar uma olhada e me ajudar a melhorar comentando.


www.leorama.blogspot.com

Volúptas disse...

Nao estariamos tendo tantas endemias.. se nao fosse o deslexo no saneamento..

By voluptas

Unknown disse...

Pois é... Situação muito critica no RJ. Pior que isso não é de agora. Já vem de anos

Abraços

http://eubemaqui.blogspot.com/

Anônimo disse...

bravo! bravissimo!
xD
adoro textos politicos, muito bom
adorei seu blog

http://blogdatolinha.blogspot.com/

Unknown disse...

muito bom os seus textos políticos.

Diavibelon disse...

O problema da dengue é algo q vem se arrastando já a muitas gerações. Volta e meia atinge proporções mais desastrosas. Algumas vezes acontecem coisas inusitadas: a secretaria de saúde da minha cidade já prevê uma epidemia para esse ano ou ao q vem...
Pô, se já sabem q pode acontecer pq vão deixar acontecer?
Parabéns pelo blog!
Um dia eu chego nesse nível!
abraços!
http://viniverso.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores disse...

O problema vem de a muito tempo. Não cuidou naquele tempo e agora será um pouco dificil. Acabar com isso, no Brasil de hoje é impossível, mas pode-se amenizar, basta querer.

O problema que a culpa nem sempre é do governo. Existem muitas pessoas que não estão nem aí para isso.
Ai as coisas complicam. O governo já não tem tanta boa vontade assim e junto com a má vontade do povo, ai fu....

Abs

Marcos Costa Melo disse...

É um assunto bastante complexo. Os governos, em todas as suas instâncias, são os maiores culpados, mas quando uma problema chega nesse patamar, é impossível não debitar parcela de culpa a todos os segmentos da sociedade.

Quanto a questão do Lucaino Huck e da Grazi, talvez até eles tenham se precavido em seus lares, mas o mosquito pode ter vindo de fora, logo... mas quanto a eles terem boa formação intelectual confesso que não sei.

abs

Anônimo disse...

bem vindo ao terceiro mundo.

(Didixy) Conquistadores disse...

Realmente, somos um país de 3º mundo e isso prova tudo. Temos muito que melhorar para sair dessa.

Abs.;
__________________________________
"Os melhores filmes para 2008"


www.mundodosc.blogspot.com


"Música Massa"

Conheça novas bandas e cantores.


www.conquistadoresdm.blogspot.com

Anônimo disse...

ehh minha gente... esse eh o nosso pais =/

Siddhartha disse...

Esse prefeito do rio é um idiota.

E também ñ podia ser diferente. Alguma coisa que vem do rio é boa?

Acho q tem q jogar uma bomba atômica nesse estado e começar do zero.

Carioca além de ser folgado é porco de mais. Tão colhendo o que plantaram.

E tenho dito!

Abraços.

Não deixem de conhecer meu blog com estatégias de divulgação e métodos para aumentar o tráfego de seu site/blog.

http://promocaosite.blogspot.com/


HypeNET - Veja os vídeos mais engraçados da internet/youtube


ArcView, ArcGIS, ESRI, GIS, Geoprocessing, Remote Sensing,
Casa em Itacaré, World Cup In Brazil 2014 - FIFA, Extreme Sports Point - See greatest videos, Psico-ativo

Anônimo disse...

Porque dejas comentarios estupidos en otras personas blogs? Hay que pensar antes de hacer cosas tan esupidas bobo. Por favor no dejar comentarias estupidas nunca jamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Porque dejas comentarios estupidos en otras personas blogs? Hay que pensar antes de hacer cosas tan esupidas bobo. Por favor no dejar comentarias estupidas nunca jamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Porque dejas comentarios estupidos en otras personas blogs? Hay que pensar antes de hacer cosas tan esupidas bobo. Por favor no dejar comentarias estupidas nunca jamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Porque dejas comentarios estupidos en otras personas blogs? Hay que pensar antes de hacer cosas tan esupidas bobo. Por favor no dejar comentarias estupidas nunca jamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Porque dejas comentarios estupidos en otras personas blogs? Hay que pensar antes de hacer cosas tan esupidas bobo. Por favor no dejar comentarias estupidas nunca jamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Porque dejas comentarios estupidos en otras personas blogs? Hay que pensar antes de hacer cosas tan esupidas bobo. Por favor no dejar comentarias estupidas nunca jamas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

TE ODIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!