terça-feira, 18 de março de 2008

Entre a paz e o socialismo mascarado




Essa semana o Tibete está sendo notícia em todo mundo; graças a informação surgida de que monges budistas teriam sido presos depois de realizar uma passeata para marcar os 49 anos de um levante tibetano contra o domínio chinês. Após esse acontecimento, milhares de tibetanos, entre eles Dalai Lama, líder político e espiritual que vive exilado, ele afirmou que está havendo um genocídio cultural contra os tibetanos por parte da China que controla essa região desde os anos 50.

A partir de então iniciou-se diversas trocas de acusações entre os dois lados; Pequim afirma que 10 pessoas morreram no confronto com a polícia chinesa, por outro lado líderes tibetanos contabilizam que ao menos 87 cadavéres já foram encontrados. Na Suíça manifestantes protestam diante da sede do COI (comitê olímpico internacional), para denunciar as medidas repressivas adotadas pela China, prestes a realizar um evento mundial como é as olimpíadas. Especulou-se entre esportistas europeus a idéia de boicote aos jogos olímpicos, mas logo foi desconstruída e rejeitada pelos membros do COE (comitê olímpico europeu), que justificou dizendo ser necessário separar esporte e política.

As autoridades chinesas sempre usam da força, da repressão, e muitas vezes do encobertamento, para passar ao mundo uma imagem de paz, progresso e êxito. Um exemplo claro e recente, foi a descoberta da morte de 6 operários chineses que trabalhavam na construção do estádio "ninho de pássaro"; a morte deles não foi divulgada, possivelmente para não manchar a imagem de tão imponente obra da mão humana.

Essas forças separatistas reacionárias tibetanas esperaram o ocasião mais propícia para manifestar o seu descontentamento com a política autoritária, repressiva e ditatorial do Partido Comunista Chinês, escolheram os holofotes das Olímpiadas, momento em que toda a opinião pública estaria voltada para a sua causa, e a ONU, ou algum outro órgão internacional, tomasse uma atitude impactante; algo que até agora não houve.
Com essa postura eles procuram desmascarar a nível mundial, essa China do crescimento econômico de 10%, do progresso repentino, do maior espetáculo olímpico que a Terra jamais viu; e apresentar ao mundo, por meio da mídia, a China da galopante corrupção política, dos altos índices de poluição, da destruição ambiental, da fome na maioria da população, e que mascara um capitalismo podre com véu da revolução socialista, "etc podres".

24 comentários:

Hugo disse...

Em toda a história nunca um povo aceitou ser governado por outro, praticamente todos os exemplos do passado acabaram em guerra civil. O caso mais recente é o da antiga Iugoslávia. Neste caso e uma questão de tempo para a independência do Tibete, porém até lá muitas vezes serão perdidas.
E para finalizar, as consequências deste crescimento maluco da China será e já está sendo péssimo para a economia mundial.

Abraço

Visite meu blog.

http://cinema-filmeseseriados.blogspot.com

Unknown disse...

é uma pena...
o tibete um lugar tão cultural ser oprimido assim.
Eles merecem tornar-se um país livre. E merecem manter a filosofia bonita que leva para todos.

Davi Arloy disse...

Cara, vou te falar que não me interesso muito por política e talz. Não me afeta em nada. Podem até achar que não é verdade e talz. Mas simplesmente ignoro política externa e, o faço com consciencia. rs

Mas o texto tá muito bem escrito e gostei do texto sobre o petróleo. Já escreveu sobre a água? É o novo "ouro negro" né!?

Abs

por: Monalisa disse...

Oiii...
Na verdade esses assuntos não me estimulam mto... mas eu acho q temos q procurar tentar ao menos entender e dar atenção a estes tipos de problemas q acontecem no mundo....
é mto triste mas é a realidade...
não devemos fugir dela...
viver no lúdico de q tudo é maravilhoso e preocupar só com o proprio nariz seria egoista d+...

adorei o blog...
beijos

Anônimo disse...

Tow sem banner, desde que troquei de blog, (que desculpa, isso já faz 4 meses) eu não parei pra fazer um banner ainda.. mas bota o link.. quando cair a ficha faço o banner.. ok?

Agr disse...

é infelizmente por isso q na maioria das vezes aconteçem as guerras,não se sabe quem está certo ou errado,pois sempre um mostra acusações sobre outros e por ai vai...


Mas pelo q vejo tibete terá sua independencia!

Unknown disse...

Estes são só os primeiros efeitos. Muito mais coisas relacionadas ao separatismo está por vir - e muito mais sangue será derramado. Me preocupa, me revolta a incapacidade que os governantes têm de permitir a liberdade de outras etnias afirmarem-se como Nação. Liberdade seja dada aois Tibetanos, à Groelandia, aos Curdos, aos Bascos e tantos outros!

Thaíssa Vasconcelos disse...

Olha, seu post tá muito bem escrito, o blog é maravilhoso, informativo, interessante mesmo, ai a gente vê uns e outros dizendo que não gostam de política, que são apolíticos...como assim? ninguém é! Desculpa mas tive que enfatizar isso, pq eu fico meio adoecida com esses comentários.

Raoni Frizzo disse...

Comenta-se muito que a China será a breve a maior potência do planeta.

Daí eu me pergunto: de que adianta não termos mais um lixo chamado Estados Unidos da América como maior potência para trocarmos por outro lixo (tão perigoso quanto) chamado China? É brincadeira né!

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Marcos Lima disse...

Adorei o ambiente!!
Adorei a forma como vc desenvolve o tema. Atual, dinâmico e bom de ler... Ótimo para complementar minhas aulas de geografia!!

Vai pros FAVORITOS, viu!!
Ainda vou ler outros posts mais, nem se preocupe!!

Sobre esse caso do Tibet com a China, vai dar uma confusão dos diabos. E se eles resolverem reinvindicar seus direitos em plena olimpíada, o mundo vai conhecer as verdadeiras ruínas de uma nação desenvolvida!!

Abraços
http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

Rafael Carvalhêdo disse...

Nesse sentido, o capitalismo Chinês se torna mais ameaçador que o capitalismo americano.

Eu sinceramente, penso que poder econômico e político é capaz de corromper qualquer nação.

Henrique Felippe disse...

Esta sendo uma confusão danada... não tenho muito tempo para política! Mas por conta das olimpiadas, esse tema esta sendo muito batido e, já estão dizendo que é "afronti" algumas ações próximas... Enfim, não sei quem esta certo, e errado, alguém sabe?

Grande noite,
Henrique
Vai Vendo...

Fábio Melo disse...

Quero ver agora, que o comitê olímpico da china disse que a tocha vai passar sim, pelo Tibet...

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

April O'nil disse...

ESqueceu do boca!!!!mas blz

(Didixy) Conquistadores disse...

Ambos estão errados, mas a China está mais. O governo usa de métodos obscuros que só o povo de lá sabe como são as coisas. Porém, conflitos terão, ninguem aceita ser comandado por ninguém...e veremos muitos conflitos ainda mais.

Somente um acordo de ambas as partes para resolver.

Lica disse...

Ai ai,capitalismo ao extremo..
Eu tenho uma visãi tão clean do Tibete , este crescimento da China atarsves do Trabalho escravo esta ficando ruim pra todos msm!!! e ate eles não aguentam , e Dalai que diga...
pior q passa por aqui tbm ...
um ciclo, mas dinheiro é tão bom assim???

bjokas
feliz páscoa.
http://deslica.blogspot.com/

Fernando Serra disse...

Hugo Chávez Rocks!
Se o socialismo não voltar por ele! Não volta mais!
GO CHAVEZ!
Socialismo à todos los putos americanos!

Brincadeirinha heheh!
Prefiro do jeito que era quando Marx Sonho com tudo!
E não do Jeito que ficou após Mao, Lenin, Stálin e Fidel!

Lucas Oliveira disse...

política...
sempre política...

...

a China, nesta história, está mais errada ainda!!!

...

ótimo feraiado...


http://lucasjdeoliveira.blogspot.com/

abçs

Anônimo disse...

Aguardo os proximos capitulos

Marco Antonio Araujo disse...

Mais uma guerra a vista.

justillusions disse...

Muuito obrigado :D
beijos

Fabio Bustamante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio Bustamante disse...

tomara que isso nao gere mais uma guerra...sera que o mundo nao chegara a paz?

gostei do layout, e da sua maneira de escrever, blog muito bem atualizado, e que interessa a qualquer um ! quer uma troca de links?

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Léo disse...

mto bom seu blog... Parabéns..

http://tunel-do-carpo.blogspot.com/