terça-feira, 11 de março de 2008

Crise internacional?




Essa semana Brasil e Espanha e vem demonstrando claramente como não usar a diplomacia. Tudo começou quando um grupo de cerca de 15 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha, ao tentar desembacar no aeroporto de Barajas em Madri. No dia seguinte a esse episódio a polícia federal impediu a entrada de 8 espanhóis no nosso país. Os brasileiros barrados disseram que foram mal tratados, humilhados e tratados como bicho.

O Brasil por sua vez, invés de usar o diálogo e a boa diplomacia com o governo espanhol, não, pagou com a mesma moeda, retaliou as medidas tomadas pela Espanha, fazendo "vista fina", e bloqueou mais 5 cidadãos espanhóis. Isso gerou um clima tenso e embaraçoso em entre os dois países. O diálogo seria a melhor saída para "crise". Mas não foi só o Brasil quem tomou medidas equívocadas, a Espanha, mostrou uma faceta torpe, no tratamento aos turistas; e quis "descontar" sua prévia falta de política para com imigrantes nos brasileiros, que por sinal não tinham nada a ver com essa história de imigração, eles eram apenas estudantes, que viajaram ou a trabalho, ou para estudo, estavam apenas de passagem por lá. Temos de esperar que os rumos desse; vamos eufemizar, desse mau entendido, seja o constante diálogo e a regulamentação e fiscalização, sem deturpações, da política imigracionista desses dois países que sempre forma parceiros. "...e no final tudo acaba bem..."

5 comentários:

Lorram Rampi disse...

o fato é lamentável, mas creio que que tudo se endireita no final...

Unknown disse...

Discordo em parte do que você disse. A princípio, o ideal seria que o giverno espanhol tratasse da devida maneira os professores que faziam apenas uma conexão ali para rumar em direção a Lisboa. Não o fizeram, e prontamente o governo brasileiro utilizou o principio da reciprocidade diplomática. Mas a grande questão a se ponderar é que, durante toda essa situação, barramento e reenvio dos espanhóis para o país de origem ocorreram por motivos legais e de maneira rápida. Os brasileiros, por outro lado foram segurados em território estrangeiro injustificadamente e por tempo inexplicavelmente longo. O governo brasileiro, só poderia ser firme num momento como este.

Felipera disse...

Nao creio que o Brasil tenha agido mal... so um brasileiro como eu que mora na Europa sabe "ao pe da letra" o que significa diplomacia... e acredite, nao é aquilo que esta escrito no dicionario. Tem que pagar na mesma moeda sim, ate porque eles nao sao melhores que nos. Os Estados Unidos bloquearam os brasileiros? Nos bloqueamos eles tambem, a Espanha bloqueou? Nos bloqueamos eles tambem. Assim que funciona. Ate porque a Espanha nao tem "tanto assim" pra oferecer.

Anônimo disse...

Sobre esse assunto eu concordei e discordei, pow, mó humilhação que os brasileiros têm passado, e não é só de hoje.. mas pagar na mesma moeda foi descer tão baixo quanto a Espanha...

Henrique Felippe disse...

Isso é um absurdo, das duas partes... mas como não existe um mundo ideal, é preciso SIM mostrar-lhe que não é bagunça... o engraçado nessa história é que o Brasil somente retalha, pois somos sempre atingidos primeiro... aí ficamos como os diabinhos na história.